Como armazenar biscoito caseiro

Como armazenar biscoito caseiro? Pode ficar quanto tempo na temperatura ambiente? Será que posso guardar na geladeira? Ou posso congelar para conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar biscoitos caseiros, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar biscoito caseiro

Biscoitos ou bolachas caseiras podem ficar em temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol. Aguarde esfriar por completo para guardar, e coloque dentro de recipiente hermético para evitar contato com o ar. Quem quiser pode colocar um pedaço de pão no recipiente, pois a umidade do pão ajuda a reduzir a perda de umidade dos biscoitos, mantendo-os fresco por mais tempo.

Biscoitos caseiros macios ou crocantes, podem durar uns 15 a 21 dias na temperatura ambiente, sem perder suas propriedades. Você pode aquecer rapidamente o biscoito no forno ou forno elétrico, para deixá-los mais crocantes.

Como armazenar biscoito caseiro
Dicas para armazenar biscoito caseiro

Se o biscoito tiver cobertura ou recheio com produtos lácteos ou ovos, não deve nunca ficar na temperatura ambiente. Neste caso coloque em recipiente hermético na geladeira. Eles irão durar uns sete dias sem estragar.

Pode congelar biscoito caseiro?

A melhor maneira de conservar biscoitos caseiros é justamente congelando. Embale bem os biscoitos com papel alumínio ou recipiente hermético. Uma dica é colocar em uma forma, fazendo apenas uma camada de biscoito, para evitar que grudem. Depois que congelar, passe para saco de congelamento, colocando papel de ceda entre eles, e volte para o freezer.

No freezer o biscoito caseiro pode durar por uns seis meses, sem perder suas propriedades. Para descongelar, coloque no forno convencional ou forno elétrico a 160ºC por 5 a 10 minutos. Quem quiser pode descongelar no micro-ondas, neste caso coloque apenas 30 a 40 segundos, mas lembre-se que ele ficará mais macio, pastoso.

Em caso de biscoito com cobertura ou recheio, passe-os para outro pote com tampa e deixe na geladeira de um dia para o outro, ou na geladeira por algumas horas.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do biscoito. Quando estraga ele pode ficar com cheiro azedo ou diferente do natural, ou ficar com manchas esquisitas e aparecer mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário