Como armazenar massa de pão ou biscoito (fermento fresco)

Como armazenar massa de pão ou biscoito feita com fermento fresco? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar a massa para assar depois? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar a massa fresca feita com fermento fresco, para evitar que azede ou estrague de alguma maneira.

Dicas para armazenar massa de pão ou biscoito

A massa fresca de pão e biscoito, preparada com fermento fresco, não deve nunca ficar na temperatura ambiente. Ela é um alimento perecível e irá estragar fora da refrigeração.

Caso não dê tempo de assar toda a massa do pão ou biscoito, é recomendado embalar com plástico filme PVC ou papel alumínio e colocar na geladeira. Embale bem para não ressecar. A massa fresca de pão/biscoito durará umas 48 horas na geladeira.

Como armazenar massa de pão ou biscoito (fermento fresco)
Dicas para armazenar massa de pão ou biscoito (fermento fresco)

Não demore para preparar, senão você perderá sua massa. Ela pode até não azedar após os dois dias, mas o resultado não será tão gostoso quanto se tivesse assado logo que preparou a massa. Além disso, tem o risco de propagar bactérias, devido ao leite e ovo presentes na massa.

Pode congelar massa de pão ou biscoito?

Massa fresca de pão ou biscoito pode ser congelada, caso não consiga preparar tudo ou tenha feito muita quantidade para assar.

Embale bem com papel alumínio ou plástico filme PVC e coloque no freezer. A massa fresca irá durar uns dois a três meses no freezer.

Para utilizar tire do freezer e deixe na geladeira, de um dia para o outro. Não tire do freezer e coloque direto no forno. Depois que descongelar, passe para a assadeira, deixe crescer um pouco na temperatura ambiente e leve ao forno para assar.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da massa de pão/biscoito. Normalmente quando estraga, pode ficar com cheiro azedo, estranho, ou podem aparecer manchas esquisitas e até mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário