Como armazenar fermento biológico

Como armazenar fermento biológico em tablete fresco ou em pó seco? Precisa ficar na geladeira ou pode permanecer na temperatura ambiente? Será que pode ser congelado? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar o fermento biológico, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar fermento biológico

O fermento biológico pode ser vendido fresco em forma de tabletes ou em pó seco. A principal diferença entre eles é que o fermento fresco é três vezes mais fraco que o fermento seco. Quando a receita pedir fermento fresco e você só tiver o seco, divida a quantidade por três. Se for o contrário, você tiver fermento seco e a receita pedir o fresco, multiplique a quantidade por três.

Se você tem o fermento biológico seco em pó fechado, pode armazenar na temperatura ambiente, local seco e escuro. Algumas marcas destes fermentos podem durar até um ano na temperatura ambiente, quando estão fechados. Pois contém aditivos e conservantes em sua composição.

Como armazenar fermento biológico
Dicas para armazenar fermento biológico

Se o fermento seco já foi aberto, é preciso guardar na geladeira dentro de recipiente hermético. Leve à geladeira, ele irá durar uns quatro meses sem ficar ruim.

O fermento fresco em tablete deve ser mantido o tempo todo na refrigeração da geladeira, mesmo quando fechado. Se estiver fechado ou aberto pode durar uns dois meses na geladeira sem ficar ruim. Eles não possuem aditivos e conservantes, por isso estragam mais rápido.

É importante lembrar que o fermento biológico é um organismo vivo e perde sua potência com o tempo, mesmo que esteja completamente fechado.

Pode congelar o fermento biológico?

Você pode congelar tanto o fermento em pó quanto o fresco em tablete. Para isso coloque dentro de recipiente hermético no freezer. Você pode separar o fermento fresco em quantidade pequenas em potes diferentes, para não precisar descongelar o que não for utilizar.

O fermento seco em pó poderá durar uns seis meses no freezer sem ficar ruim. No caso do fermento fresco em tablete pode durar uns três a quatro meses no freezer.

Não descongele o fermento seco para utilizá-lo, use direto do freezer, mas verifique sua potência antes de usá-lo na receita. No caso do fermento fresco, você deve descongelar durante a noite na geladeira (por 12 horas), nunca em temperatura ambiente! Depois que descongelar, teste antes de colocar na receita.

Como saber que estragou?

O principal é testar para ver se ainda está potente. Para isso coloque o que precisa de fermento para a receita em um recipiente com uma colher de chá de açúcar e ¼ de xícara de água morna (não quente!). Misture para dissolver. Deixe agir por 10 minutos, tem que formar espuma por causa das bolhas, se estiver bem ativo ficará até a metada da água com espuma. Utilize direto na receita, reduzindo a quantidade de água onde o fermento está misturado.

Caso tenha pouca quantidade do fermento, jogue um pouquinho dentro de copo com água morna e veja se vai borbulhar. Se não borbulhar é porque estragou!

Tenha atenção com o fermento fresco, ele precisa ter uma cor cremosa bonita, sem manchas pretas ou ressecadas. Não pode ter cheiro ruim nem estar gosmento. Notando algo errado, não utilize pois vai estragar sua receita. Além disso ele pode estragar rapidamente em temperaturas acima de 48ºC.

Deixe um comentário