Como armazenar champedaque

Como armazenar champedaque, cempedak? Precisa ficar na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a fruta champedaque, para evitar que estrague muito rápido.

Curiosidades sobre a champedaque

A fruta champedaque pode ser utilizada tanto verde quanto madura. Tem um aroma distinto, que pode não ser agradável para todas as pessoas. Quando maduro possui sabor parecido com da jaca e da fruta-pão. Tem formato parecido com um melão alongado, com espinhos opacos e carnudos, e pele com pequenos hexágonos. Sua casca é verde e dura, mas quando amadurece muda para amarela ou laranja. Sua polpa pode ter cor amarelo, laranja, vermelho ou branco, dependendo da espécie. Algumas são carnudas e cremosas, outras são firmes e fibrosas. Mas normalmente quando madura, apresenta textura mais macia do que quando estão verdes.

Suas sementes e polpa podem ser consumidas crua in natura ou cozida. Pode ser feito purê com mistura da polpa e das sementes, para ser usado em sorvetes ou transformado em trufas cobertas com chocolate. As sementes também são utilizadas moídas e transformadas em farinha de pão e torradas. Na Indonésia as cascas são fermentadas em samoura, temperada, frita e usada como substituto da carne.

Como armazenar champedaque, cempedak
Dicas para armazenar champedaque, cempedak

Dicas para armazenar champedaque

Uma dica para saber se a champedaque está madura é dar tapinhas na sua superfície. Se fizer barulho oco, é porque está madura. Outra maneira é verificar a cor da casca, quando madura fica amarela.

A fruta madura pode ficar na temperatura ambiente (local seco e escuro) apenas por uns dois dias, pois estraga rapidamente, principalmente em temperaturas quentes. Portanto se não está pensando em comer logo, o melhor é guardar na geladeira.

Se você já cortou a champedaque ou se quiser manter por um pouquinho mais de tempo, coloque em recipiente hermético na geladeira. Ela vai durar uns sete dias, pois também estraga rapidamente.

Pode armazenar champedaque no freezer?

Caso não esteja pensando em comer a fruta em sete dias, o melhor é mesmo congelar no freezer.

Corte a fruta em fatias e coloque dentro de recipiente hermético no freezer. Ou faça apenas uma camada em uma forma e leve ao freezer, quando congelar passe para saco de congelamento e volte ao freezer. Assim ela não ficará uma grudada na outra, e você poderá remover apenas o que quiser utilizar.

A champedaque pode durar quase um mês no freezer, sem ficar perder suas propriedades.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. A fruta champedaque quando está boa possui uma cor amarela vibrante, e ao estragar fica molenga, escorrendo líquido e pode desenvolver mofo. Além disso pode adquirir cheiro de azedo, desagradável. Notando algo errado, jogue fora, nem prove.

Deixe um comentário