Como armazenar fruta-pão

Como armazenar fruta-pão? O fruto da árvore Artocarpus altilis precisa ficar na geladeira? Será que posso congelar a polpa para não estragar? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a fruta-pão, para conservar por mais tempo.

Dicas para armazenar fruta-pão

A fruta-pão possui formato redondo grande, pode pesar até 5 kg e medir de 10 a 30 cm de diâmetro. Sua casca é espinhosa, verde-amarelada, e dependendo da espécie não possui semente. Quando ainda está verde sua casca é dura e verde, com polpa branca e fibrosa. Ao amadurecer, vai ficando mais macia com a casca amarela para marrom-amarelada, e a polpa fica amarela pálida com textura cremosa.

Seu sabor é parecido com o da batata, mas o cheiro é de pão. Pode ser consumida cozida (fervida, frita, assada), sendo mais saborosa quando está madura. E é usada em pães, pizza, panquecas, saladas e molhos. Quando está muito madura, o amido se converte em açúcar e a polpa fica mole parecendo um creme, podendo ser consumida crua ou cozida.

Como armazenar fruta-pão
Dicas para armazenar fruta-pão

A fruta-pão não dura muito tempo e deve ser consumida rapidamente. Além disso ela não aguenta muito bem o ambiente refrigerado da geladeira.

Não é recomendado deixá-la na temperatura ambiente, pois estragará rapidamente em um a dois dias. Guarde a fruta inteira na geladeira dentro de saco plástico, pois o ar frio pode estragar a fruta. Na geladeira ela pode durar uns cinco dias sem ficar ruim.

Se já cortou, coloque o restante da polpa dentro de recipiente hermético. Mas atenção! Ela não vai durar, é recomendado comer tudo no mesmo dia que abriu.

Pode congelar a polpa da fruta-pão?

O congelamento não é recomendado devido à água presente na polpa, que irá formar cristais. Ao descongelar, a fruta ficará com sabor e textura modificados, ficando com aspecto meloso. Somente é recomendado o congelamento da fruta-pão cozida (mas não fervida), assim não haverá formação dos cristais de gelo na polpa.

Basta cozinhar a polpa comom preferir e deixar resfriar. Coloque em saco plástico para congelamento e leve ao freezer. A fruta-pão cozida vai durar uns 10 meses no freezer.

Descongele a fruta na geladeira de um dia para o outro. Você pode cozinhar rapidamente no vapor após o descongelamento, para restaurar a textura original.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando estraga ela fica gosmenta e molenga, também pode aparecer mofo, manchas pretas ou ficar com cheiro de azedo. Notando algo errado não coma, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário