Como armazenar fruta de Bael

Como armazenar fruta de Bael, maça de madeira? A fruta da árvore Aegle marmelos precisa ficar na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar a fruta de Bael, também conhecida como maçã de madeira, maçã pedra (stone apple) e fruta Bhel.

Dicas para armazenar fruta de Bael

A fruta de Bael é uma fruta exótica nativa de Bangladesh e Índia. Possui casca verde pálida lenhosa e dura, que se torna amarela e depois marrom quando amadurecida. Tem tamanho de uma laranja grande. Por dentro apresenta sementes rodeadas por uma polpa fibrosa, mas aromática e suculenta. Seu sabor é semelhante ao maracujá e pode ser ingerida crua ou seca, sendo que seca é usada para doces ou bebidas.

Você pode manter a fruta de Bael na temperatura ambiente, local seco e escuro, longe da luz do sol e de calor. Devido à sua casca dura, ela fica protegida mais tempo da decomposição na temperatura ambiente. Ela irá durar uns 20 dias sem ficar ruim (se estiver verde), ou uns 10 dias (se estiver madura).

Como armazenar fruta de Bael, maçã de madeira
Dicas para armazenar fruta de Bael, maçã de madeira

A melhor forma de conservar a fruta Bael é refrigerada na geladeira, pois dura mais tempo. Coloque a fruta inteira dentro de saco plástico na geladeira. Quem quiser pode inclusive remover a polpa e guardar apenas a polpa em recipiente hermético. Na geladeira ela poderá durar uns 60 dias sem ficar ruim.

Pode congelar fruta de Bael para durar mais?

Se acredita que não vai comer a fruta de Bael tão cedo, então o melhor é mesmo congelar.

Para congelar remova a polpa da fruta e coloque em saco de congelamento tipo ziploc ou recipiente hermético no freezer. No freezer ela vai durar uns cinco meses sem ficar ruim.

Você pode tirar do freezer e colocar direto em sucos e smoothies, sem necessidade de descongelar.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga ela fica gosmenta, com cheiro forte de azedo, molenga. Se estiver com a casca muito enrugada ou descolorida. Notando algo errado jogue fora, não arrisque provar.

Deixe um comentário