Como armazenar cruá vermelho

Como armazenar cruá vermelho? O cruá, também conhecido como melão-caboclo, coroa, curubá ou cassabanana (em inglês), precisa ficar na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o cruá, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar cruá vermelho

O cruá é da família da abóbora e dá frutos de 30 a 60 cm de comprimento. Pode ser consumidos verdes como legumes, em sopas e ensopados, possuindo sabor de pepino. Quando amadurecem ficam com casca avermelhada e passa a ter aroma doce forte de melão, com polpa firme amarelo-laranja. Ao amadurecer são consumidos em doces, sucos, geleias e compotas. Sua casca é dura e não dá para ser consumida.

Para comer deve-se cortar a fruta ao meio e remover as sementes e partes fibrosas com uma colher, como costuma fazer com a abóbora.

Como armazenar cruá vermelho
Dicas para armazenar cruá vermelho

Se estiver inteiro fechado, pode ficar vários meses na temperatura ambiente, local seco e escuro (longe da luz do sol), não necessitando de refrigeração. Demoram bastante tempo para amadurecer, portanto se ainda estiver meio verde e você quiser comer maduro, deixe mais tempo na temperatura ambiente.

Depois que o cruá foi cortado, deve ser colocado em recipiente hermético na geladeira. E podem durar uns sete dias sem estragar na geladeira.

Pode congelar cruá?

O cruá pode ser guardado no freezer para conservar por mais tempo.

Corte o cruá em cubos ou fatias, sem sementes ou casca, e coloque no recipiente hermético no freezer. Ele poderá durar uns 10 meses no freezer sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Se notar algum cheiro estranho que não estava antes, se estiver gosmenta, ou com mofo, não coma, pois pode ser perigoso. Neste caso descarte.

Deixe um comentário