Como armazenar molho teriyaki

Como armazenar molho teriyaki? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar molho teriyaki, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho teriyaki

O molho teriyaki industrializado enquanto estiver fechado, pode ser guardado na temperatura ambiente, local seco, fresco e longe da luz do sol. Normalmente este tipo de molho pode durar uns três anos fechado. Mas atenção! Verifique o rótulo, pois alguns tipos duram dois anos.

Após aberto, o molho teriyaki precisa ficar refrigerado para não estragar ou perder suas propriedades. Coloque o recipiente bem fechado na geladeira. Ele pode durar até um ano após aberto, desde que mantido sob refrigeração.

Como armazenar molho teriyaki
Dicas para armazenar molho teriyaki

Verifique no rótulo do teriyaki que comprou, para saber se tem alguma validade curta após aberto. Existem alguns tipos que contém menos conservantes e podem durar uns dois meses após aberto.

Se o molho teriyaki for caseiro, feito em casa, sua durabilidade é bem menor do que o industrializado, pois não contém conservantes. Molho teriyaki caseiro deve ser mantido o tempo todo na geladeira e pode durar uns dez a quinze dias na geladeira. Mas se a receita conter algum ingrediente diferente do original, é recomendado consumir dentro de cinco dias.

Pode congelar molho teriyaki?

Não, este tipo de molho contém molho shoyu em sua composição e, assim como ele, não costuma congelar, devido ao sódio e etanol presentes em sua composição. Seria preciso uma temperatura muito mais baixa que a do freezer, para conseguir congelá-lo.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. O teriyaki pode desenvolver cheiro estranho, ou aparecer corpos estranhos no líquido, ou até mofo. Notando algo errado, não arrisque utilizar, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário