Como armazenar farinha de rosca?

Como armazenar farinha de rosca? Precisa ficar refrigerada na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar farinha de rosca, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar farinha de rosca

A farinha de rosca feita em casa utilizando pão adormecido, pode ficar na temperatura ambiente. É preciso que fique guardada em recipiente hermético, local fresco, escuro e seco.

Normalmente a farinha de rosca caseira pode durar uns 20 a 30 dias na temperatura ambiente, mas tem que ser recipiente hermético. É importante destacar que após este tempo, não quer dizer que estragou, mas ela vai perdendo suas propriedades e não fica tão gostosa como estava originalmente.

Como armazenar farinha de rosca
Dicas para armazenar farinha de rosca

Farinha de rosca industrializada costuma durar mais tempo, pois contém conservante. Normalmente elas duram uns nove a dez meses. Após aberto passe para recipiente hermético e ela poderá durar uns 30 dias. É importante utilizar o recipiente hermético, pois ele conserva melhor o produto, não permitindo contato com ar.

Pode congelar farinha de rosca?

Você pode congelar tanto a farinha de rosca caseira quanto a industrializada, coloque em recipiente hermético no freezer ou sacos de congelamento.

A farinha de rosca caseira poderá durar uns seis meses no freezer. Se for a farinha de rosca industrializada, pode durar uns 10 a 12 meses no freezer. Não há necessidade de descongelar, tire do freezer e deixe 10 minutos na temperatura ambiente, depois utilize como sempre faz. Se quiser utilizar em algum prato para ficar crocante, é recomendado colocar no forno quente. Aqueça bem o forno, desligue e coloque a farinha dentro da forma por uns 30 minutos, para remover umidade.

Quem preferir pode congelar o pão adormecido, e preparar a farinha de rosca somente quando quiser utilizar. Neste caso é só remover o pão, fatiar e colocar no forno. Depois prepare a farinha no liquidificador.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga pode ficar com cheiro rançoso desagradável, aparecer insetos ou aparecer mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, nem mesmo que seja mofo. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário