Como armazenar farinha de mandioca

Como armazenar farinha de mandioca? A farinha de mandioca (em inglês cassava flour) tem que ficar na temperatura ambiente como os outros tipos de farinha, ou pode ficar na geladeira? A seguir explicaremos as melhores formas de armazenamento da farinha de mandioca para ela durar mais tempo.

Como armazenar farinha de mandioca

A melhor maneira de armazenamento da farinha de mandioca é colocando dentro de recipiente hermético em local escuro, fresco e seco. Não deve ficar perto de fogão ou micro-ondas, pois aquecem. Também não pode ficar em local muito úmido, por isso é importante o recipiente hermético para evitar contato com o ar.

Na temperatura ambiente ela pode durar anos sem estragar, mesmo após aberta, desde que esteja bem selada.

Como armazenar farinha de mandioca
Como armazenar farinha de mandioca?

Não há necessidade de guardar na geladeira, a não ser que onde você mora seja úmido demais, com muito mofo. A umidade pode estragar a farinha de mandioca. Quanto menos umidade maior será a crocância da farinha e menor será a possibilidade de aparecer micro-organismos.

Uma dica para espantar carunchos/gorgulhos do pote de farinha é colocar folha de louro dentro do pote vedado.

Pode congelar farinha de mandioca?

O congelamento da farinha de mandioca não é recomendado, mas você pode congelar farofa pronta colocando em recipiente hermético e colocando papel toalha entre e a tampa e a farofa.

No freezer a farofa vai durar uns três a quatro meses sem perder sabor. Descongele na geladeira de um dia para o outro, se descongelar em temperatura ambiente coma imediatamente pois é perigoso. Esquente na panela para remover a umidade que pode ficar devido ao congelamento, deixando ela sequinha novamente.

Como saber que está ruim para comer?

Sempre verifique o aspecto e cheiro, notando cheiro azedo que não é o normal ou notando algo estranho na textura ou pontos pretos descarte, pois pode ser mofo e mofo é perigoso para saúde.

Deixe um comentário