Como armazenar conhaque, brandy

Como armazenar conhaque, brandy? Precisa de refrigeração ou posso deixar na temperatura ambiente? Quanto tempo dura? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar conhaque, para evitar que “estrague” devido à umidade e outros detalhes.

Dicas para armazenar conhaque, brandy

O conhaque, assim como o vinho, é feito de uvas. Só que o processo de destilação é diferente do vinho. Mas sua durabilidade é igual, o conhaque pode durar indefinidamente, mesmo após aberto.

Como seu teor alcoólico é muito maior, 60% álcool, enquanto o vinho fica por volta de 12% a 14%, a chance de propagar bactérias ou outros patógenos é muito mais baixa. Não há necessidade de refrigerar o conhaque após aberto, exceto se você gostar de beber em temperatura mais baixa.

Mas é importante destacar que ele vai perder sua qualidade e sabor originais com os anos, se tornando insosso, principalmente se já foi aberto. Por isso precisa ficar muito bem vedado. Guarde a garrafa de conhaque fechada ou aberto em local seco, fresco e escuro. Evite sempre o contato com a luz do sol e temperaturas muito altas.

Como armazenar conhaque, brandy
Dicas para armazenar conhaque, brandy

Assim que abrir ele já vai começar suas propriedades originais, por isso evite deixar mau fechado. Pois seu conteúdo evapora aos pouco, perdendo o sabor. Ele deverá manter sua qualidade original por uns seis a oito meses após aberto. Após isso não quer dizer que estragou, mas provavelmente você irá notar mudança no sabor.

Como saber que o conhaque estragou?

Como falamos no início do post, o conhaque não estraga. O que acontece é que, após aberto, já começa a evaporar o álcool, e ele vai perdendo seu sabor e aroma originais. É importante que fique muito bem vedado e longe da luz solar. Sempre verifique se tem algum corpo estranho dentro, pois se ficar mal armazenado pode aparecer mofo. Neste caso não arrisque beber.

Deixe um comentário