Como armazenar geleia de amora-preta

Como armazenar geleia de amora-preta, blackberry? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar geleia de blackberry, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar geléia de amora-preta

A geleia de amora-preta industrializada no pote fechado, pode ficar na temperatura ambiente, local fresco e seco. Longe da luz do sol. Normalmente esse tipo de geléia dura quase dois anos fechada na temperatura ambiente sem estragar, desde que mantida nas condições corretas. Mas tenha atenção na validade indicada, pois existem algumas industrializadas com menos conservantes, sua durabilidade é um pouco menor.

A geleia industrializada após aberta, deve permanecer sob refrigeração na geladeira. Não deixe em temperatura ambiente, pois é alimento perecível e estragará bem rápido. Após aberta as geleias nacionais costumam durar uns dois meses na geladeira. Mas tem algumas importadas que podem durar quase um ano na geladeira. Sempre verifique a informação na embalagem.

Dicas para armazenar geléia de amora-preta, blackberry
Dicas para armazenar geleia de amora-preta

No caso da geleia de amora-preta caseira, sempre guarde na geladeira em recipiente hermético, nunca deixe na temperatura ambiente, pois ela não contém conservantes. A geleia de amora-preta caseira vai durar umas três semanas na geladeira.

Pode congelar geleia de amora-preta?

Se você fez geleia de amora-preta caseira e não pretende comer tudo, você pode sim conservar o produto no freezer. Mas é importante destacar que ela pode ficar com a consistência um pouco diferente após descongelamento, devido aos cristais de água que se formam na fruta.

Congele colocando pequenas porções em recipientes herméticos, assim você tira apenas o que for consumir e não descongela tudo de uma vez. Cuidado com potes de vidro, pois podem rachar quando a geleia congela. A geleia expande no congelamento, podendo quebrar o vidro.

A geleia de amora-preta vai durar uns seis meses no freezer sem estragar. Para utilizar, deixe o pote de geleia de um dia para o outro na geladeira para descongelar. Se decidir por descongelamento rápido em banho-maria, tenha cuidado para não estourar o vidro!

Como saber que a geleia estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, quando estraga pode perder sua cor natural, ficar com cheiro desagradável e aparecerem corpos estranhos. Notando algo errado, não arrisque comer, nem mesmo mofo. Pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário