Como armazenar vinho aberto e fechado

Como armazenar vinho aberto e fechado? Qual a melhor forma de guardar vinho para ele não ficar com gosto ruim, avinagrado? Quanto tempo dura vinho tinto, vinho branco e vinho espumante? O armazenamento correto do vinho é muito importante para sua conservação, abaixo explicaremos mais sobre ele.

Como armazenar vinho

A dica mais importante é que as garrafas de vinho devem ser armazenadas o tempo todo deitadas (na horizontal), tanto para vinho tinto quanto para vinho branco e vinho espumante. Isto é feito para não deixar a rolha ressecar, se ela ressecar entra ar e o vinho irá oxidar.

Temperatura

A temperatura também é muito importante! Deve ser sempre entre 12 ºC a 14 ºC. Em cidades muito quentes que não chegam nesta temperatura, uma dica é deixar na geladeira ou comprar uma adega. Pois a temperatura muito alta oxida o vinho e ele vai ficar avinagrado. Já a temperatura baixa da geladeira não estraga o vinho, vai apenas retardar o envelhecimento, sendo totalmente seguro.

Como armazenar vinho corretamente
Como armazenar vinho corretamente

Umidade e luz ao armazenar vinho

Não deixe em local com muita luz pois isto também é prejudicial, os raios ultravioletas causam oxidação, portanto deve ser o mais escuro possível. E não pode ter umidade acima de 75%, umidade em excesso também é prejudicial para a bebida.

Quanto tempo dura o vinho?

O tempo que o vinho vai durar depende de vários fatores e não só de como você guardá-lo. Normalmente vinhos tintos duram até três anos em condições ideais. Se for vinho de guarda, que podem ser armazenados por mais tempo, duram até 10 anos.

O tempo que o vinho branco costuma durar nas condições ideais é até três anos, à vezes cinco. Vinho branco tem durabilidade um pouco menor que o tinto. Ele só deve ser colocado na geladeira um ou dois dias antes do dia que for beber, a não ser que onde você more seja muito quente.

O vinho espumante tem a mesma durabilidade do vinho branco, mantido em condições ideais dura de três a cinco anos.

Lembrando que os vinhos podem estar bons para beber mesmo após este tempo, isto é uma média.

E o vinho após aberto, dura quanto tempo?

Qualquer vinho após aberto deve ser mantido refrigerado, a não ser que onde você more seja frio. Após aberto vão durar de três a cinco dias, desde que você coloque a rolha de volta.

Tire o vinho da geladeira uma hora antes de beber para voltar à temperatura ambiente. Se onde você mora for quente demais não deixe na temperatura ambiente.

Pode congelar vinho?

Sim, é possível congelar vinho após aberto, tanto vinho tinto quanto vinho branco e espumante.

A dica é derramar o vinho em forma de gelo e levar ao freezer. Demora para congelar, deixe e esqueça. Depois de congelado passe para sacos de congelamento tipo ziplock. Assim quando precisar você pode tirar apenas a quantidade que quiser.

O vinho congelado pode ser bebido ou usado em comida. Se for beber é só tirar e colocar no copo em temperatura ambiente, quando voltar ao normal beba, não volte para geladeira nem freezer. Na comida você pode tirar e jogar direto ou deixar descongelar como explicado.

No freezer ele irá durar uns seis meses sem perder suas propriedades, mas pode estar bom para beber mesmo após este tempo. Esta é uma opção bem melhor do que deixar ele aberto na geladeira, pois o vinho iria durar apenas cinco dias.

Como saber se o vinho está estragado?

Verifique o cheiro e o aspecto do vinho. Ele pode ficar com cheiro de vinagre, quer dizer que avinagrou e não vai ficar bom para beber. Se não estiver muito ruim, talvez possa ser utilizado na comida.

Notando aparência esquisita não beba, o vinho branco fica cor cobre escuro e o tinto fica cor mais clara, meio amarronzado. Jogue fora!

2 comentários em “Como armazenar vinho aberto e fechado”

Deixe um Comentário