Como armazenar molho shoyu (de soja)

Como armazenar molho shoyu (de soja)? Precisa ficar refrigerado ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelado? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o molho de soja, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho shoyu

O molho shoyu, que é o molho de soja, pode ser mantido na temperatura ambiente enquanto estiver fechado. Deixe em local seco e escuro, longe da luz do sol.

Se mantido nas condições corretas, o molho shoyu fechado pode durar três anos na temperatura ambiente. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já estará perdendo seu sabor original e não terá o mesmo efeito na receita.

Se o molho shoyu está aberto você pode mantê-lo na temperatura ambiente ou na geladeira. Sendo que o mais recomendado é guardar refrigerado na geladeira, senão estraga muito rápido. Se você deixar na temperatura ambiente, local seco e escuro, ele só vai durar uns cinco a seis meses. Deixando na geladeira, ele poderá durar uns dois anos sem estragar.

Dicas para armazenar molho shoyu (molho de soja)
Dicas para armazenar molho shoyu (molho de soja)

Pode congelar molho shoyu?

O molho de soja, shoyu, não costuma congelar devido ao alto teor de sal e etanol em sua composição. Quando um líquido tem muitas partículas dissolvidas, a temperatura do seu congelamento diminui. Isso acontece no molho shoyu, pois as moléculas de água presentes no molho ficam com dificuldade para formar os cristais de gelo. Seria preciso uma temperatura muito baixa, abaixo de -18ºC, para que ele seja congelado.

Como saber que o molho de soja estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga ele desenvolve um cheiro estranho, diferente do original. Também pode aparecer mofo, notando algo errado não arrisque usar, descarte. Além disso, se o potinho estiver com vazamento, não arrisque comer, pois já entrou em contato com o ar.

Deixe um comentário