Como armazenar pepino em conserva

Como armazenar pepino em conserva? Pode ficar na temperatura ambiente, ou precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar pepino em conserva, quando está fechado e após aberto.

Dicas para armazenar pepino em conserva

O picles é uma forma de preparar vegetais em conserva. No caso o picles de pepino é o pepino preparado em conserva.

Se o pepino em conserva estiver fechado, você pode mantê-lo em temperatura ambiente, local seco e escuro. Ele poderá durar uns dois anos fechado, desde que mantido nas condições corretas. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já vai perdendo suas propriedades, sabor, cor e textura.

Se o pepino em conserva foi aberto, você deverá guardar na geladeira, não deixe na temperatura ambiente, por há risco de propagar bactérias. Deixe-o no pote original com o líquido da conserva. O picles de pepino aberto poderá durar um ano na geladeira, sem ficar ruim.

Como armazenar pepino em conserva
Dicas para armazenar pepino em conserva

Pode congelar pepino em conserva?

O pepino da conserva pode ser congelado por até seis meses no freezer. Mas sua textura e sabor não ficará o mesmo do original. Como o pepino em conserva já tem durabilidade longa, não é recomendado o seu congelamento.

Caso deseje congelar, passe para um pote com tampa, inclusive com o líquido da conserva. Deixe o espaço de um dedo para a tampa, pois vai expandir.

Lembrando que existem receitas de picles próprios para o congelamento, normalmente são feitas com açúcar. Pois o açúcar substitui a água dentro das células do pepino, e eles não ficam molengos quando descongelados.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do picles. Ele pode ficar com cheiro estranho que não era o que estava antes, ou pode aparecer mofo. Não arrisque comer, descarte. Além disso, se o pote de picles estiver com vazamentos ou a tampa enferrujada, descarte, pode conter bactérias nocivas para saúde.

Deixe um comentário