Como armazenar peixe pregado

Como armazenar peixe pregado se estiver fresco e se estiver cozido? Precisa ficar na geladeira? Será que pode ser congelado para não estragar muito rápido? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar esta espécie de peixe (Psetta maxima) e quanto tempo dura, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar peixe pregado

O peixe pregado é um alimento perecível como qualquer outra espécie de peixe, portanto não deve ficar muito tempo na temperatura ambiente. Nunca deixe mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for mais de 32 ºC não deixe mais do que uma hora fora da geladeira. O risco de propagar bactérias nocivas aumenta com o tempo e calor.

Se o peixe pregado estiver cru, deve ser colocar dentro do pacote original na geladeira. Caso não tenha pacote, coloque dentro de recipiente hermético. Ele poderá durar umas 48 horas na geladeira.

Como armazenar peixe pregado
Dicas para armazenar peixe pregado

Se o peixe pregado estiver cozido, coloque em recipiente hermético na geladeira. Ele poderá durar quatro dias na geladeira, sem estragar.

Pode congelar peixe pregado?

Você pode congelar tanto o peixe pregado cru quanto o cozido.

Coloque o pregado em recipiente hermético no freezer. Tem que ficar muito bem vedado, se necessário embrulhe antes com papel alumínio ou plástico filme. Isso deve ser feito para evitar queimaduras pelo ar frio, principalmente se deixar mais do que dois meses no freezer.

O pregado cru pode durar uns seis meses no freezer. Já o pregado cozido durar uns três meses no freezer. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já perde suas propriedades, ficando com sabor e textura alterados.

Como saber que o pregado estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do peixe. Normalmente quando estraga, o pregado pode ficar com cheiro de azedo desagradável, com textura gosmenta, ou perde sua cor natural. Notando algo estranho, manchas, mofo, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário