Como armazenar macarrão rotini

Como armazenar macarrão rotini se estiver cru e cozido? Pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode congelar quando cozido? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar macarrão rotini, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar macarrão rotini

O rotini é um macarrão parecido com o fusilli, também possui formato de saca-rolhas, mas tem uma torção mais apertada e mais ampla, do que o fusilli. As lacunas em sua forma de saca-rolhas é uma das principais diferenças entre os dois. Como o rotini possui lacunas mais apertadas, retem melhor molhos e outros ingredientes do que o fusilli. Normalmente o rotini também é mais curto e mais firmemente enrolado.

No caso do rotini seco, cru, pode ser mantido em temperatura ambiente, local seco e fresco. Longe da luz do sol e em recipiente hermético após aberto, para evitar o máximo o contato com o ar, que causa sua oxidação.

Como armazenar macarrão rotini cru e cozido
Dicas para armazenar macarrão rotini cru e cozido

Na temperatura ambiente ele pode durar uns três anos sem ficar ruim desde que esteja bem vedado. É preciso ter cuidado, pois dependendo de onde você mora pode aparecer insetos ou mofo, portanto sempre verifique antes de preparar.

O rotini cozido deve ser mantido o tempo todo na refrigeração. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32ºC, não deixe mais do que uma hora. O risco é grande de propagar bactérias nocivas para saúde.

Coloque o rotini cozido com molho e tudo dentro de recipiente hermético raso na geladeira. Ele poderá durar uns cinco dias na geladeira sem ficar ruim.

Posso congelar rotini?

Se não pretende comer tudo, o ideal é justamente congelar o rotini cozido. Mas atenção! Dê preferência para congelar ele dentro do molho, senão quando descongelar ele ficará pegajoso. O molho protege a massa.

Coloque o rotini cozido com molho em recipiente hermético no freezer. Ele pode durar uns dois meses sem ficar ruim.

Para utilizar deixe na geladeira de um dia para o outro. Ele pode durar mais uns três dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura. Se utilizar descongelamento rápido, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que o rotini estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do rotini. Normalmente quando estraga ele fica gosmento e com cheiro de azedo. Também pode aparecer mofo na versão cozida e na crua. Ou até inseto, dependendo de onde foi armazenado. Notando algo errado não coma, nem remova mofo para comer o restante, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário