Como armazenar geléia de damasco

Como armazenar geléia de damasco? Qual melhor forma de guardar o pote de geléia de damasco quando está lacrado e quando está aberto, seria na geladeira? Será que podemos congelar geléia de damasco ou fica ruim? Abaixo explicaremos a melhor forma de conservar este tipo de geléia.

Como armazenar geléia de damasco

O tempo de durabilidade da geléia vai depender de como você guardá-la.

Se a geléia de damasco estiver lacrada você deve guardá-la em local fresco e escuro, como a despensa da casa, temperatura ambiente em torno de 22ºC à 25ºC. Não precisa deixar na geladeira.

Como armazenar geléia de damasco
Como armazenar geléia de damasco

Em temperatura ambiente ela poderá durar até dois anos sem estragar, mas pode estar boa até depois deste tempo. Após o tempo especificado de validade ela poderá ficar com a consistência estranha ou mudar um pouco a cor.

Se a geléia já estiver aberta, é muito importante deixar refrigerada e no pote bem fechada. Na geladeira o recomendado para a maioria é consumir em até 30 dias, mas ela poderá estar boa além disso. Algumas geléias abertas duram até um ano na geladeira.

Pode congelar geléia de damasco?

Não, não é recomendado o congelamento de geléia, pois muda seu sabor e consistência.

Como saber se a geléia está ruim?

Verifique o aspecto e cheiro da geléia, notando aspecto estranho, mofo ou cheiro de estragado, não coma, descarte! Nem prove!

Curiosidades sobre a consistência da geléia

Caso tenha comprado a geléia e ela chegou muito líquida, pode ter ocorrido quebra na estrutura da pectina, a substância que dá a consistência adequada para comer. Isto pode acontecer pelo transporte errado do produto. Não quer dizer que ela esteja ruim para comer, apenas não endureceu.

Se ela estiver fermentada ou azeda, não é recomendado comer, pois ela pode ter tido contato com o ar por armazenamento ou transporte incorreto. Neste caso não coma, pois o produto já está deteriorado!

Deixe um Comentário