Como armazenar alface para não murchar

Sempre que compramos alface precisamos comer correndo senão ele vai murchando na geladeira e não dá nem vontade de comer. Mas como armazenar alface corretamente para não murchar? Deve-se guardar o alface na geladeira ou fora? O melhor é ficar na água ou seca? Pode colocar no congelador? E a alface que já vem cortada do mercado, pode colocar na geladeira? Saiba mais sobre armazenamento de alface abaixo.

Como armazenar alface

É importante lembrar que a alface deve ser guardada na geladeira, não tem jeito, fora da geladeira ela também irá murchar. Na geladeira ela irá durar mais tempo, normalmente uns 3 a 5 dias, mas este tempo pode diminuir dependendo da geladeira.

Lave somente na hora que for comer e guarde-as na geladeira em sacos plásticos levemente fechados, não totalmente. Pode usar vasilha com tampa ao invés de saco plástico.

Quem quiser pode lavar antes de guardar, mas seque-as bem com papel toalha e armazene em sacos bem fechados tipo ziplock. Mas o ideal é lavar conforme for comer.

Como armazenar alface
Como armazenar alface corretamente

Não deixe a alface fora da geladeira por mais de duas horas. As bactéricas se proliferam rapidamente na temperatura entre 5 e 50 graus celsius.

Pode congelar alface?

Infelizmente a alface não pode ser congelada! Sua composição é quase totalmente água, ou seja, se você colocá-la no congelador, a umidade da alface vai virar gelo, deixando-a mole e murcha quando for descongelar. Ficando horrível para comer.

Como saber se alface está estragada?

Todos os tipos de alface, quando estão ficando ruim vão ficando viscosas e mole, vai perdendo a cor. Se ela estiver murcha, amolecida ou com cheiro ruim, jogue fora pois pode causar dor de barriga.

E alface já cortada e lavada?

Também deve-se guardar na geladeira, de preferência no mesmo saco que ela veio. A alface cortada costuma durar menos tempo que a inteira, portanto fique de olho conforme for comendo para não ver se amoleceu e estragou. Não é necessário lavar novamente, somente se achar que está com sujeira.

1 comentário em “Como armazenar alface para não murchar”

Deixe um Comentário