Como armazenar fígado de vitela

Como armazenar fígado de vitela? Precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar para guardar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre o armazenamento de fígado de vitela, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar fígado de vitela

O fígado de vitela é um alimento perecível como qualquer outro tipo de carne, portanto não deve ficar nunca mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora a temperatura for superior a 32ºC, não deixe mais do que uma hora fora da geladeira.

O fígado de vitela cru deve ser armazenado na geladeira dentro da embalagem original ou um pote com tampa. Ele irá durar uns dois dias sem ficar ruim.

Como armazenar fígado de vitela
Dicas para armazenar fígado de vitela

No caso do fígado de vitela cozido, deve ser colocado dentro de recipiente hermético na geladeira. Quando está cozido ele dura um pouquinho mais do que sua versão crua, irá durar uns quatro dias na geladeira, sem estragar. Lembrando que não pode haver alteração na temperatura de armazenamento neste tempo.

Pode congelar fígado de vitela?

Caso não pretenda comer logo, o ideal é justamente congelar.

Você pode congelar tanto o fígado de vitela cru quanto o cozido. É importante guardar em recipiente hermético, bem embalado, se possível embale com plástico filme antes de guardar no recipiente. Isso deve ser feito para evitar queimadura causada pelo ar frio do freezer, principalmente se for deixar mais do que dois meses no freezer.

No freezer o fígado de vitela cru vai durar uns quatro meses sem estragar. Já o fígado de vitela cozido pode durar uns três meses sem estragar.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga, o fígado de vitela fica gosmento, esverdeado e pode apresentar cheiro ruim forte. Notando algo estranho não arrisque comer, pois tem perigo de sofrer intoxicação alimentar.

No fígado congelado pode ocorrer queimadura do freezer, a parte queimada ficará ressecada, mas não quer dizer que estragou. O que ocorre é que essa parte queimada fica com textura e sabor desagradável, remova-a.

Deixe um comentário