Como armazenar linguine

Como armazenar linguine se estiver cru (seco) ou se estiver cozido? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para guardar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar a massa linguine, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar linguine

A massa linguine seca (crua), pode ser armazenada na temperatura ambiente, local fresco, seco e escuro. De preferência dentro de recipiente hermético, pois quanto menos contato com o ar, menor a chance de estragar e menor o risco de aparecerem bichos. Na temperatura ambiente ela poderá durar uns três anos sem ficar ruim, mesmo após aberto, desde que fique dentro de recipiente bem vedado.

Se o linguine foi cozido não deve permanecer na temperatura ambiente por mais do que duas horas. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora. Existo o risco de propagar bactérias nocivas. Refrigere o linguine cozido dentro de recipiente hermético na geladeira. Ele irá durar uns cinco dias sem ficar ruim.

Como armazenar linguine
Dicas para armazenar linguine

Linguine comprado pronto refrigerado, deve ser mantido na refrigeração assim que chegar em casa. Ele irá durar o tempo especificado na embalagem, mas se foi aberto pode durar uns quatro dias na geladeira. Desde que fique em recipiente hermético e não seja removido da refrigeração.

Pode congelar linguine?

Caso não vá comer o linguine cozido tão rápido, você pode guardar no freezer, assim ele irá durar mais tempo. O linguine já comprado cozido refrigerado também pode ser congelado.

Coloque o linguine cozido dentro de recipiente hermético no freezer. Ele irá durar uns dois meses sem perder suas propriedades. Normalmente fica mais agradável quando congelado junto do molho, assim ele irá descongelar melhor e não irá ficar pegajoso.

Para descongelar coloque na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais uns quatro dias na geladeira, desde que não seja removido darefrigeração neste tempo. Se utilizar descongelamento rápido no micro-ondas, coma imediatamente.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o linguine estraga ele fica pegajoso e cheiro de azedo, também pode aparecer mofo. Nestes casos nem prove, descarte. Na massa crua também pode aparecer mofo ou insetos, tenha cuidado se estiver guardado há muito tempo.

Deixe um comentário