Como armazenar mostarda

Como armazenar mostarda? Pode deixar na temperatura ambiente enquanto estiver fechada? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar mostarda amarela, Dijon, mostarda com sementes e outras, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar mostarda

Se o pote de mostarda estiver fechado, não importa se é a mostarda amarela, Dijon, ou mostarda com sementes, você pode deixar na temperatura ambiente, local fresco e seco. Longe da luz do sol. Se mantida nas condições corretas, ela pode durar uns dois anos sem ficar ruim.

A data de validade escrita na embalagem especifica a data que o produto estará no melhor da sua qualidade. Após esta data, não quer dizer exatamente que estragou, mas sim que já começou a perder qualidade e deve-se ter cuidado. É por isso que a indústria brasileira está solicitando mudança na data dos alimentos não perecíveis.

Como armazenar mostarda amarela, Dijon e com sementes
Dicas para armazenar mostarda

Depois que abrir a mostarda, o ideal é mantê-la sob refrigeração para não perder qualidade. Portanto após aberta guarde na geladeira, ela irá durar uns dois meses sem ficar ruim. Após este tempo começa a perder suas propriedades, mas não quer dizer que estará estragada.

Mas atenção! Existem algumas versões de mostarda que duram muito tempo, mesmo após aberta, algumas podem durar um ano. Por isso é importante ler o rótulo para saber se a versão que comprou pode ficar este tempo todo.

Pode congelar mostarda?

Muitas pessoas não recomendam o congelamento da mostarda, pois ela poderá ficar com textura um pouco diferente.

Caso queira congelar, coloque em forma de gelo para formar os cubinhos e leve ao freezer. Deixe congelar e remova, passe para sacos de congelamento e volte ao freeer. No freezer a mostarda por durar uns doze meses sem ficar ruim.

Use direto do freezer no prato quente que desejar. Se precisar descongelar para comer, o recomendado é colocar dentro de um recipiente, e colocar este recipiente dentro de um pote com água quente. Evite o descongelamento no micro-ondas, pois faz perder água e ela ficará esquisita. Quem preferir pode deixar de um dia para o outro na geladeira.

O recongelamento não é recomendado.

Como saber que estragou?

Sempre analise a aparência e o cheiro; a mostarda quando estraga pode ficar com cor diferente, cheiro estranho ou até aparecer mofo. Notando algo errado, nem prove, descarte pois pode ser perigoso.

Deixe um comentário