Como armazenar lasanha

Como armazenar lasanha? Precisa ficar na geladeira para não azedar? Será que posso congelar para guardar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre o armazenamento de lasanha pronta, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar lasanha

A lasanha feita em casa é um alimento perecível e não pode ficar mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora a temperatura for maior que 32ºC, então evite deixar por mais do que uma hora. O risco de estragar e propagar bactérias nocivas é grande, e poderá causar intoxicação alimentar.

Sempre coloque a lasanha pronta dentro de recipiente hermético na geladeira. Ela poderá durar uns cinco dias sem ficar ruim.

Como armazenar lasanha
Dicas para armazenar lasanha

Pode congelar lasanha feita em casa?

Se não está pensando em comer logo, o ideal é congelar, pois a lasanha pode durar uns três meses no freezer sem ficar ruim.

Para congelar coloque a lasanha dentro de recipiente hermético no freezer. É importante lembrar que ela ficará mais gostosa ao descongelar, se estiver com molho.

Você pode descongelar deixando na geladeira de um dia para o outro, ela irá durar mais uns quatro dias na geladeira. Se decidir descongelar no micro-ondas, coma imediatamente e não volte para geladeira, há risco de propagar bactérias nocivas.

No caso de lasanha comprada congelada de fábrica a durabilidade é maior. Ela poderá ficar no freezer por mais de um ano. Se cozinhar e sobrar, guarde em recipiente hermético na geladeira. Ela irá durar mais uns três dias na geladeira sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da lasanha. Normalmente quando estraga ela fica com cheiro de azedo, pode dar água, ou aparecer mofo. Notando algo estranho não coma, descarte.

Também pode ocorrer queimadura pelo ar frio do freezer, neste caso não quer dizer que estragou, mas essa parte ressecada ficará desagradável para comer.

Deixe um comentário