Como armazenar cacto Nopal? Precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar o cacto Nopal, para evitar que estrague rápido demais.
Dicas para armazenar cacto Nopal
O cacto nopal, também conhecido como palma, tuna, tabaibeira, figueira-da-índia, piteira e figueira-do-diabo, é uma planta nativa do México e muito utilizada na culinária em saladas, sopas, assados e até doces.
Assim como vários outros tipos de legumes e verduras, o cacto nopal deve ficar o tempo todo refrigerado na geladeira. Senão estragará muito rápido.
Coloque o nopal cru dentro de saco plástico na gaveta da geladeira. O nopal poderá durar umas duas semanas sem estragar.
Se o cacto nopal já foi cozido, coloque em recipiente hermético na geladeira. Eles irão durar uns cinco a sete dias sem ficarem ruim.
Pode congelar cacto nopal?
O congelamento não é recomendado para o cacto nopal, pois ao descongelar ele ficará com textura e sabor modificados. Caso esteja pensando em utilizar apenas em pratos quentes, você pode até congelar para durar por mais tempo.
Se quiser arriscar o congelamento, remova as beiradas do cacto nopal e deixe escorrer bem antes de congelar. Depois fatie e coloque em sacos de congelamento tipo ziploc. Faça porções na quantidade que for utilizar, para não descongelar tudo e ter que jogar fora. E deixe espaço para o fechamento, pois eles irão expandir.
O cacto nopal irão durar uns 12 meses no freezer sem ficar ruim. Você pode inclusive congelar o cacto cozido, colocando em recipiente hermético.
Utilize como faz com outros legumes congelados, remova do freezer e jogue direto na panela quente. Não deixe descongelar.
Como saber que estragou?
Sempre verifique o cheiro e a aparência do cacto nopal. Normalmente ele fica com cheiro azedo, perde a cor verde natural, pode ficar mais gosmento que o normal. Notando algo errado, descarte, não arrisque comer.