Como armazenar queijo Tilsit

Como armazenar queijo Tilsit? Precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode congelar pedaços para conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o queijo Tilsit, também conhecido como Tilsiter, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Tilsit

O queijo Tilsit ou Tilsiter, é um queijo alemão criado por imigrantes holandeses na cidade de Tilsit, na Lituânia. É um queijo amarelo semiduro, com pequenas olhaduras.

Este tipo de queijo não pode ser mantido na temperatura ambiente, pois estragará rapidamente. Ele deve ficar na geladeira o tempo todo. Como tem um cheiro um pouco forte, embale com papel ceda e depois com plástico filme ou papel alumínio. Se continuar o cheiro na geladeira, coloque embalado dentro de pote com tampa. Não deixe perto de outros queijos, pois pode transferir o aroma.

Dicas para armazenar queijo Tilsit
Dicas para armazenar queijo Tilsit

Na geladeira o queijo Tilsit pode durar de duas a três semanas sem ficar ruim. Desde que não fique fora da refrigeração por muito tempo.

Pode congelar queijo Tilsiter?

Você pode congelar queijo Tilsit, mas é importante saber que sua textura fica um pouco modificada, quebradiça, e perde um pouco do sabor. Ele ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes, sopas, molhos.

Para congelar corte pedaços de 200g para não congelar pedaço muito grande e ter que descartar, se não utilizar tudo.

Embale os pedaços com papel alumínio ou plástico filme e coloque dentro de pote com tampa. No freezer ele pode durar uns dois meses sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência, se notar que ele está com cheiro diferente do original, ou se estiver com manchas, gosmento ou com mofo, não coma, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Alguns sites falam que podem remover o mofo, cortanto 2,5 cm em volta de todo local mofado, sem deixar a faca encostar no mofo. Mas como o queijo é semiduro, não temos como ter certeza se o mofo já não penetrou no queijo. Portanto só faça se tiver certeza que é isso que quer fazer.

No congelador pode ocorrer queimadura pelo ar frio, que deixa o local queimado desidratado. Isso não quer dizer que o queijo todo estragou, mas essa parte queimada fica com textura e sabor desagradável.

Deixe um comentário