Como armazenar tilapia

Como armazenar tilapia se estiver crua e cozida? Tem que ficar refrigerada? Será que pode congelar caso não vá comer tudo? A seguir explicaremos um pouco sobre o armazenamento do peixe tilapia, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar tilapia

A tilapia crua ou cozida nunca deve ser mantida em temperatura ambiente! O peixe é um alimento perecível, que propaga bactérias nocivas facilmente se não estiver refrigerada. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32°C, não deixe mais do que uma hora.

Coloque a tilapia fresca crua na geladeira em seu pacote original, se não estiver embalada coloque em recipiente hermético. Ela irá durar uns dois dias na geladeira sem ficar ruim.

No caso da tilapia cozida, coloque em recipiente hermético na geladeira, ela irá durar uns quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar tilapia?

O congelamento da tilapia é recomendado caso você não vá comer tudo.

Como armazenar tilapia
Dicas para armazenar tilapia

Pode congelar tanto a tilapia crua quanto a cozida. Uma dica é embrulhar bem a tilapia crua em papel para congelamento e colocá-la dentro de recipiente hermético. Isso evita que ocorra queimadura pelo frio freezer, principalmente se está pensando em guardá-la por muito tempo.

No freezer a tilapia crua vai durar até oito meses sem ficar ruim. Já a tilapia cozida guardada em recipiente hermético dura até três meses, mas não quer dizer que estará ruim depois desse tempo, mas já começa a perder suas propriedades.

Para descongelar a tilapia coloque na geladeira de um dia para o outro. A tilapia crua vai durar mais dois dias na geladeira, desde que não seja removida da temperatura neste tempo. A tilapia cozida dura mais quatro dias, se utilizar descongelamento rápido coma imediatamente.

Se você comprou a tilapia congelada é só mantê-la no freezer até o dia que decidir preparar. Normalmente esses peixes congelados duram uns dez meses no freezer sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro da tilapia. Quando ela fica ruim começa a ficar com cheiro azedo, sua cor muda e fica com textura gosmenta. Notando algo errado nem prove, descarte.

No caso da tilapia congelada pode aparecer queimaduras pelo freezer, não quer dizer que a tilapia estragou, mas essa parte da carne queimada ficará com textura e sabor desagradáveis.

2 comentários em “Como armazenar tilapia”

  1. Oi, estou aprendendo. E descongelei 2 peças de tilapia, 1 preparei na mesma hora. Porém a outra já temperada com sal e azeite acabei esquecendo em cima da pia das 20h até as 5am, a temperatura média foi de 20 graus. Isso dá 9h de exposição.

    Quando vi a peça em cima da mesa, só coloquei na geladeira, e as 11h a vontade de comer falou mais alto que o medo e preparei e comi. 20 minutos depois de comer, comecei a sentir um desconforto constante no esofago, até então não dá para saber se é gases ou algum sintoma de uma intoxicação alimentar.

    O jeito é aguardar, caso eu desenvolva algum sintoma de intoxicação eu comento aqui para servir de exemplo do que não fazer jamais.

    Depois de assistir vários vídeos e ler sobre o manuseio do peixe, acredito estar mais pronto para cuidar da alimentação.

    Responder
    • É Felix
      Você correu um risco grande, provavelmente tinha alguma bactéria ou outro germe que causou o desconforto.
      Tomara que esteja bem!

      Responder

Deixe um comentário