Como armazenar licor de amêndoa, Amaretto

Como armazenar licor de amêndoa, Amaretto? Precisa ficar refrigerado ou posso deixar na temperatura ambiente? Tem validade ou é indefinido? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar licor de amêndoa como o famoso licor italiano Amaretto.

Dicas para armazenar licor de amêndoa

Normalmente bebidas alcoólicas destiladas podem ser mantidas em temperatura ambiente e com o licor de amêndoa não é diferente. Tanto o Amaretto (Disaronno) quanto outros licores de amêndoa, podem ser mantidos na temperatura ambiente mesmo após aberto. É importante que seja local seco e escuro, longe da luz do sol e do calor. Se já estiver aberto mantenha a garrafa bem fechada.

Na temperatura ambiente ele pode durar indefinidamente. A data de validade no rótulo indica os anos em que o licor estará em sua melhor qualidade.

Mas é importante lembrar que após aberto o contéudo começa a evaporar lentamente e oxida, podendo perder sabor quanto mais tempo ficar guardado. Apesar de perder sabor, não quer dizer que estará estragado, só não vai estar tão saboroso quanto no fechado.

Como armazenar licor de amêndoa, Amaretto
Dicas para armazenar licor de amêndoa, Amaretto

O Amaretto pode ser bebido na temperatura ambiente ou gelado na geladeira.

Pode congelar licor de amêndoa?

Tem muitas pessoas que preferem o Amaretto gelado e uma idéia é deixar justamente no freezer para ficar geladinho. Normalmente esses licores não congelam no freezer de geladeiras comuns residenciais, eles precisam de uma temperatura bem mais baixa para congelar.

Mas para sentir o sabor original, o recomendado é servir na temperatura ambiente com gelo, ao invés de guardar na geladeira ou freezer (caso prefira a versão gelada).

Como saber se o Amaretto estragou?

Essa bebida não costuma estragar, o que ocorre é que ela perde sabor com o tempo, pois o álcool evapora após abrir a garrafa. O que pode ocorrer também é aparecer mofo, principalmente se onde você mora for muito úmido. Notando algo errado nem prove, descarte a bebida.

Deixe um comentário