Como armazenar óleo de amendoim

Como armazenar óleo de amendoim? Precisa ficar refrigerado ou posso manter em temperatura ambiente? Será que pode congelar para conservar? Neste post explicamos algumas maneiras de guardar o óleo de amendoim, para evitar que estrague rápido.

Maneiras de armazenar óleo de amendoim

O óleo de amendoim fechado pode ficar na temperatura ambiente em local seco, escuro e fresco. Não pode entrar em contato com a luz solar pois degrada o óleo. Na temperatura ambiente ele pode durar até dois anos sem ficar ruim.

Depois de dois anos a textura, sabor e cor do óleo de amendoim começam a mudar, pode ser até que esteja bom para comer, mas não estará na sua melhor qualidade.

Caso óleo tenha sido aberto, ele também deve ficar em temperatura ambiente. Deixe em local escuro e fresco, bem vedado, para evitar ao máximo que o ar entre no pote.

Como armazenar óleo de amendoim
Maneiras de armazenar óleo de amendoim

Depois de aberto ele irá durar um ano sem perder suas propriedades.

O óleo de amendoim pode ser colocado na geladeira, caso onde você mora seja úmido demais. O que ocorre na geladeira é que ele poderá solidificar e ficar turvo, mas não quer dizer que estará estragado. Na geladeira ele pode durar os mesmos dois anos quando fechado.

Pode congelar óleo de amendoim?

Quem quiser pode congelar o óleo de amendoim, mas é que ele já dura naturalmente bastante tempo na temperatura ambiente, que não há necessidade de congelá-lo. O congelamento irá modificar a aparência, mas quando descongelar naturalmente, ele volta ao normal.

Para congelar transfira para um recipiente hermético de plástico resistente à luz, pois é mais apropriado para temperaturas frias que o vidro. Encha o máximo possível do pote com o óleo, deixando apenas uns 2 cm de espaço na superfície pois ele irá expandir. Quanto menos contato com o ar o óleo tiver, melhor.

O óleo de amendoim congelado irá durar até um ano.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência do óleo de amendoim. Se notar algum cheiro estranho, sabor ou aparência esquisita, não prove, descarte. Principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para saúde.

1 comentário em “Como armazenar óleo de amendoim”

Deixe um comentário