Como armazenar jabuticaba, pode congelar?

Como armazenar jabuticaba? É possível congelar jabuticaba ou deve-se guardar na geladeira? Neste post explicaremos as melhores maneiras de conservar jabuticaba fresca para durar mais tempo.

Como armazenar jabuticaba

A jabuticaba fermenta muito rápido após a colheita, por isso é muito importante guardá-la na geladeira assim que chegar em casa depois da feira ou mercado.

Você pode colocá-las dentro de um pote com água para não ficarem em contato com o ar da geladeira, ou guardar cobertas com filme plástico. Não deixe de maneira nenhuma em contato com o ar da geladeira pois irá estragá-la muito mais rápido!

Na geladeira elas irão durar uns seis dias sem perder o sabor, se não estiverem cobertas elas vão murchar e enrugar após uns dois dias.

Pode congelar jabuticaba?

A jabuticaba congelada fica uma delícia parecendo um sorvetinho de jabuticaba. A consistência muda um pouco, a polpa fica firme mas não dura demais. Ela não perde o sabor.

Para congelar basta remover os galhos, lavar as jabuticabas e secar com papel toalha. Espalhe-as em uma forma ou prato e coloque no freezer até congelar, faça apenas uma camada das frutas para não grudar uma na outra. Depois de congelada transfira para um recipiente hermético ou saco de congelamento e deixe no freezer.

Como armazenar jabuticaba
Como armazenar jabuticaba

No freezer as jabuticabas vão durar uns 8 meses sem perder o sabor. Para comer é só tirar e comer na hora congelada como sorvete.

Caso queira descongelar deixe na parte debaixo da geladeira, mas lembre-se que poderá ficar com a textura estranha, o ideal é comer congelada ou preparar receitas com ela.

Como saber se a jabuticaba estragou?

Você poderá notar que a jabuticaba estragou pela aparência, sabor e cheiro. Normalmente ela fica mole quando apodrece, também fica com cheiro azedo. Caso coloque alguma estragada na boca é só cuspir.

Deixe um Comentário