Como armazenar chicória

Como armazenar chicória? Precisa ficar refrigerada como outras hortaliças ou será que pode ficar na temperatura ambiente? Posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicamos as melhores formas de guardar folhas de chicória para não estragarem tão rápido.

A chicória é uma hortaliça muito usada crua em saladas, as pessoas costumam comer no lugar da alface. Também pode ser consumida em omeletes, tortas, salgados, sopas e outros.

Como armazenar chicória

A chicória não deve ficar em temperatura ambiente, é o mesmo caso do espinafre, da alface e outras hortaliças, se ficar fora da refrigeração irá estragar em um dia.

Ao chegar em casa do mercado ou da feira lave a chicória em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Deixe 20 minutos de molho, depois enxágue bem. Coloque para escorrer, se possível ajude no secamento usando papel toalha para que ela não fique muito tempo em temperatura ambiente.

Como armazenar chicória
Chicória deve ser armazenada na geladeira pois estraga muito rápido

Depois de lavar e secar, coloque em pote de plástico com tampa ou saco plástico fechado na geladeira. A chicória crua vai durar uns três dias na geladeira sem ficar ruim. Neste tempo tire apenas o que for comer e deixe o restante sempre na geladeira.

Se a chicória estiver cozida guarde-a em recipiente hermético na geladeira. Ela irá durar os mesmos três dias da crua.

Pode congelar chicória?

Nunca congele a chicória crua pois ao descongelar ela ficará gosmenta.

Se quiser, você pode congelar a chicória cozida. Depois de preparar refogada aperte as folhas para que saia o máximo de água possível. Coloque dentro de recipiente hermético no freezer. Ela vai durar um mês ou mais no freezer.

Para preparar é só tirar do freezer e colocar direto na panela para esquentar. Não volte para geladeira após descongelamento, pois tem risco de propagar bactérias.

Como saber que a chicória estragou?

As folhas da chicória vão perdendo sua cor natural com o tempo, ficando amareladas e murchas. Notando algo errado e principalmente mofo, não coma pois ele pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário