Como armazenar bertalha

Como armazenar bertalha? Precisa ficar refrigerada ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelada para durar mais tempo? Neste post explicamos as melhores formas de guardar bertalha para que ela não estrague tão rápido.

A bertalha pode substituir a couve ou espinafre em pratos refogados ou cozidos. Também pode ser consumida crua em saladas, mas possui o sabor diferente de quando está cozida.

Como armazenar bertalha

A bertalha é uma hortaliça como alface, couve e outras, e assim como elas não pode ficar na temperatura ambiente pois estraga em um dia, suas folhas deterioram, perdendo cor e sabor.

Portanto assim que chegar da feira ou mercado lave as folhas da bertalha colocando dentro da solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Deixe 20 minutos e enxágue bem. Depois coloque para escorrer e ajude a secar com papel toalha para não deixá-la fora da geladeira por muito tempo.

Como armazenar bertalha
Como armazenar bertalha, tem que ficar na geladeira?

Quando estiverem secas, coloque em saco plástico ou pote plástico com tampa e leve para geladeira, deixando dentro da gaveta de legumes. A bertalha deve durar uns dois a três dicas na gelaira, é preciso consumir rápido.

Pode congelar bertalha?

Não, o congelamento não é recomendado, pois as moléculas de água presentes em sua estrutura se expandem com o congelamento e danificam as paredes das células. Quando você descongelar ela terá sabor e textura modificados, ficando pegajosa e ruim de comer.

Como saber que estragou?

A bertalha quando vai passando o tempo fica com as folhas amareladas e murchas. Notando algo estranho não coma, principalmente em caso de mofo pois é perigoso para saúde.

Deixe um comentário