Como armazenar cobertura de sorvete

Como armazenar cobertura de sorvete? Precisa guardar na geladeira ou será que pode deixar na temperatura ambiente? Será que pode guardar este tipo de calda no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar coberturas para sorvete, para evitar que estrague rápido.

Dicas para armazenar cobertura de sorvete

As coberturas de sorvete são feitas basicamente de açúcar (xarope de glucose) e aromatizantes, não contendo gordura ou fibra em sua composição. Por isso sua durabilidade costuma ser bastante alta, pois o açúcar é um conservante natural. Elas devem ser mantidas na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe de fonte de calor e luz do sol.

Coberturas de sorvete fechadas podem durar uns dois a três anos na temperatura ambiente, dependendo do fabricante. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já estará com suas propriedades originais alteradas.

Caso o pote de cobertura de sorvete esteja aberto, deverá ser mantido fechado sob refrigeração na geladeira. Sua durabilidade na geladeira varia muito conforme o fabricante, mas costuma ser bem alta, podendo chegar a 10 meses após aberta. Mas sempre verifique o que está escrito no rótulo. Lembrando que mofo pode aparecer dentro do recipiente mesmo na geladeira, tenha cuidado.

Como armazenar cobertura de sorvete
Dicas para armazenar cobertura de sorvete

Pode guardar cobertura de sorvete no freezer?

Não é recomendado guardar cobertura de sorvete no freezer, pois sua durabilidade já é alta. Caso não queira deixar na temperatura ambiente devido a formigas, pode armazenar na geladeira como explicado anteriormente. Se decidir guardar no freezer, lembre-se que sua textura e consistência podem ficar adulteradas quando for tirar para utilizar.

Como saber que a cobertura estragou?

Cobertura de sorvete normalmente não estraga, o que pode ocorrer é aparecer mofo ou corpos estranhos. Notando cheiro esquisito ou aparência fora do normal, não coma, nem mesmo em caso de mofo. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário