Como armazenar barra de granola ou cereal

Como armazenar barra de granola ou barra de cereal? Podem ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Precisar guardar na refrigeração da geladeira após aberta? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar barras de granola, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar barra de granola

As barras de granola (ou cereal) não costumam estragar facilmente, principalmente se mantidas nas condições corretas. Elas devem ser guardadas na temperatura ambiente, local seco e fresco.

Na temperatura ambiente a durabilidade da barra de granola fechada pode chegar a oito meses, sem perder suas propriedades. Mas é importante ter cuidado, principalmente se você mora em local muito úmido, ela pode desenvolver mofo. Além disso, dependendo das condições pode ficar amolecida e desagradável para comer.

Após aberta, a barrinha de cereal deve ser consumida imediatamente e não reembalada ou guardada no papel alumínio.

Se a barra de cereal/granola foi feita em casa, sua durabilidade é bem menor, sendo recomendado o consumo em até sete dias. A barrinha deve ser mantida em recipiente hermético, na temperatura ambiente. Na geladeira sua durabilidade é a mesma da temperatura ambiente.

Pode guardar a barra de granola/cereal no freezer?

Barrinhas de cereais ou granola industrializadas, não devem ser congeladas.

Como armazenar barra de granola
Dicas para armazenar barra de granola

No caso das barras de cereal feitas em casa, podem ser armazenadas no freezer para aumentar sua validade. Coloque em recipiente hermético no freezer, e coloque papel de seda entre elas, para não grudar. As barrinhas de cereal/granola caseira pode durar até dois meses no freezer. Para comer deixe na temperatura ambiente por uns 20 minutos, que descongela rapidamente.

Como saber que a barra de cereal estragou?

Verifique sempre a aparência e o cheiro da barrinha de cereal. Normalmente quando estraga, pode desenvolver aroma e sabor estranho, ou aparecerem corpos estranhos e até mofo. Além disso, ela pode ficar molenga, com textura esquisita e desagradável de comer. Notando algo errado, não arrisque comer, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário