Como armazenar vinagre com estragão?

Como armazenar vinagre com estragão? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar na refrigeração da geladeira? Quanto tempo costuma durar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar vinagre de estragão, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar vinagre com estragão

O vinagre de estragão é como os outros tipos de vinagre, devido à sua alta acidez, não necessita ficar sob refrigeração, pois se autopreserva. Ele deve ser armazenado na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe de luz do sol ou fontes de calor. Após aberto, deve ser mantido muito bem fechado, para evitar ao máximo o contato com o ar.

A durabilidade do vinagre com estragão é a mesma fechado ou aberto, desde que seja muito bem vedado após aberto. Normalmente sua qualidade permanece por uns três anos na temperatura ambiente. Após este tempo, não quer dizer que estragou, mas sim que já perdeu suas propriedades e sabor.

Quem quiser pode guardar na geladeira após aberto, mas é importante lembrar que sua durabilidade na temperatura ambiente já é alta, não irá fazer diferença guardá-lo na refrigeração da geladeira.

Dicas para armazenar vinagre com estragão
Dicas para armazenar vinagre com estragão

No caso de vinagre de estragão feito em casa, a durabilidade é menor, uns seis a oito meses na temperatura ambiente. Pois ele não contém conservantes do vinagre comercial.

Pode guardar no freezer?

Não é proibido guardar o vinagre no freezer, mas não é recomendado. Pois o vinagre já possui durabilidade grande, não vai fazer diferença guardar no freezer ou não. Além disso, devido à mudança de temperatura ao tirar a garrafa do freezer, irá condensar água nas paredes internas do vinagre, e passando para o vinagre. Esta água acaba reduzindo a acidez do vinagre e estragando seu sabor. Portanto, evite guardar no freezer.

Como saber se o vinagre com estragão está ruim?

O vinagre com estragão não costuma estragar, mas com o tempo poderá ficar turvo e perder sua acidez. Se não notar aroma de ácido acético, não vale mais a pena utilizar. Além disso, pode ocorrer de aparecer mofo dentro do vinagre, não é comum, mas se ele já tiver perdido a acidez, pode acontecer. Portanto, notando corpos estranhos que não estavam na garrafa anteriormente, não arrisque utilizar, descarte. Mofo é perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário