Como armazenar vinagre de arroz?

Como armazenar vinagre de arroz? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração? Quanto tempo dura? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar vinagre de arroz, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar vinagre de arroz

Vinagre de arroz é muito utilizado na culinária japonesa, possui menos acidez que os outros tipos de vinagre, e sabor mais suave, levemente adocicado. É preparado a partir da fermentação do arroz.

Assim como outros tipos de vinagre, não precisa ficar sob refrigeração. Deve ser mantido na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol ou fontes de calor. Caso tenha sido aberto, é preciso manter a garrafa muito bem vedada, para evitar contato com o ar. Quanto menos contato com o ar, menos oxidação e alteração no sabor irá ocorrer.

O vinagre de arroz tem durabilidade de anos enquanto fechado devido à sua natureza ácida, mas vai perdendo a qualidade com o tempo. Portanto, tente consumir o vinagre de arroz dentro de dois anos, para obter uma melhor qualidade do alimento.

Dicas para armazenar vinagre de arroz
Dicas para armazenar vinagre de arroz

Pode guardar no freezer?

Não é aconselhado o armazenamento de vinagre de arroz no freezer, pois ele já possui durabilidade longa. Além disso, se o vinagre congelar, poderá reduzir sua acidez, pois ao congelar entra umidade na mistura em forma de água.

Como saber que o vinagre de arroz estragou?

Vinagre de arroz não costuma estragar, o que ocorre é que com o tempo ele vai ficando turvo e pode perder a acidez, principalmente após aberto. Caso não sinta o sabor de ácido acético, é porque já perdeu suas propriedades e não vale a pena utilizar. Também não costuma aparecer mofo, pois o ácido acético consegue matar alguns tipos de fungos. Mas caso note mofo ou corpos estranhos no recipiente, não arrisque utilizar, descarte.

Deixe um comentário