Como armazenar guacamole

Como armazenar guacamole? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar sob refrigeração? Será que pode congelar, caso tenha preparado muita quantidade? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar guacamole, para evitar que o molho de abacate estrague muito rápido.

Dicas de como armazenar guacamole

Guacamole caseiro deve ser mantido o tempo todo na geladeira, dentro de recipiente hermético. Não deixe na temperatura ambiente, pois estragará rapidamente e tem risco de propagar bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar. É importante destacar que o guacamole caseiro tem durabilidade pequena na geladeira, até três dias sem estragar.

No caso de molho guacamole industrializado, pode ficar na temperatura ambiente enquanto estiver fechado, local seco, escuro e fresco. Não deve ficar em local com muito calor nem muito úmido. Sua durabilidade pode ser de um ano e meio a dois anos.

Guacamole comprado pronto refrigerado, deve ser mantido sob refrigeração mesmo fechado. Esses tipos de guacamole costumam durar uns 30 a 40 dias sem estragar. Após aberto, devem ser consumidos imediatamente, pois o que preserva é estarem fechados, vedados.

Como armazenar guacamole
Dicas para armazenar guacamole

Pode congelar guacamole?

Se você tiver preparado guacamole em casa, pode sim congelar, mas no caso dos industrializados não é recomendado!

Para congelar coloque o guacamole em recipiente hermético no freezer. Ele irá durar uns seis meses sem estragar. Para consumir deixe na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais um ou dois dias na geladeira. Algumas pessoas descongelam no micro-ondas, mas caso você utiliza este tipo de descongelamento, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que o guacamole estragou?

O guacamole quando estraga fica com aparência e cheiro alterados, podendo ficar marrom e com cheiro de azedo. Sempre preste atenção antes de comer, se notar algo errado descarte, inclusive em caso de mofo, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário