Como armazenar geleia de uva

Como armazenar geleia de uva? Pode deixar na temperatura ambiente ou precisa ficar na refrigeração da geladeira? Será que pode congelar se fizer em muita quantidade? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar geleia de uva, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar geleia de uva

Normalmente geleia de uva industrializada, enquanto estiver fechada, pode ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe de luz do sol ou fonte de calor. As industrializadas podem durar um ano e meio a dois anos na temperatura ambiente, sem estragar. Este tempo de validade costuma ser o mesmo para geleia de uva orgânica, mas verifique o rótulo por precaução.

Após aberta, a geleia de uva industrializada deve ser mantida sob refrigeração na geladeira, senão irá estragar rapidamente e pode ser perigoso para sua saúde. Na geladeira ela pode durar uns trinta dias sem estragar. No caso da geleia orgânica este tempo é um pouco reduzido, 15 dias na geladeira.

Como armazenar geleia de uva
Dicas para armazenar geleia de uva

É preciso ter cuidado mesmo com a geleia na geladeira. Se a sua geladeira não estiver refrigerando corretamente, pode aparecer mofo, principalmente na geleia orgânica. Portanto, antes de comer verifique!

No caso de geleia de uva feita em casa, se não foi esterilizado o vidro na água fervente, deverá ficar o tempo todo na geladeira, e pode durar de um a dois meses sem estragar. Se foi realizado o processo de esterilização, poderá ficar na temperatura ambiente enquanto estiver fechada e sua durabilidade é de um ano fechada. Após aberta, guarde na geladeira, a geleia caseira no pote esterilizado irá durar uns três meses sem estragar.

Pode congelar geleia de uva?

Somente geleia caseira de uva pode ser congelada, as industrializadas não é recomendado. Mas é importante destacar que ela ficará com a consistência um pouco alterada no descongelamento, devido aos cristais de água que se formam na fruta. Antes de congelar tudo, teste colocando somente um pouquinho para ver se vai gostar depois.

Para congelar a geleia de uva, separe pequenas porções em recipientes herméticos, assim evita descongelar tudo, tirando apenas o que consumirá. Tenha cuidado com potes de vidro que podem rachar quando a geleia congelar. O pote precisa ser forte, inclusive o de plástico, pois a geleia expande no congelamento. Deixe espaço de 3 cm para a tampa.

No freezer a geleia caseira de uva pode durar uns 6 meses sem perder suas propriedades. Após o tempo, não quer dizer que estragou, mas sua consistência ficará ainda mais alterada. Para utilizar retire do freezer e deixe na geladeira de um dia para o outro. Se descongelar em banho-maria, tenha muito cuidado, pode trincar e cair vidro na geleia.

Como saber que estragou?

A geleia de uva normalmente não estraga, mas verifique sempre a aparência e o cheiro. Se notar cheiro de azedo, corpos estranhos ou aparecer mofo, não arrisque comer, descarte. Inclusive em caso de mofo, não remova e coma o restante, pode ter mofo na parte interna, que você não está conseguindo ver.

Deixe um comentário