Como armazenar espaguete

Como armazenar espaguete? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais tempo? Neste post explicamos como guardar espaguete, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar espaguete

A massa de espaguete cru, seca, pode ser mantida em temperatura ambiente, local seco e fresco. É importante ficar bem fechado para evitar contato com o ar, mofo e de aparecer insetos na massa. Quem quiser, pode colocar o pacote da massa dentro de recipiente hermético para proteger melhor a massa.

O espaguete cru pode durar quase três anos na temperatura ambiente, desde que mantido nas condições corretas. É importante prestar atenção quando for preparar, para ter certeza que não tem mofo.

Como armazenar espagueti
Dicas para armazenar espaguete

Se o espaguete já estiver cozido, ele deverá ser mantido o tempo todo na geladeira, pois o risco de estragar e propagar bactérias nocivas, é grande. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32ºC, não deixe mais do que uma hora fora da refrigeração.

Coloque o espaguete cozido em recipiente hermético na geladeira. Ele vai durar uns cinco dias sem estragar.

Pode congelar espaguete?

Você pode congelar espaguete cozido, mas o ideal é cozinhar a massa com molho. Pois se congelar a massa cozida pura, ao descongelar ela ficará pegajosa.

Coloque o espaguete com molho em recipiente hermético e leve ao freezer. Ele irá durar uns dois meses sem estragar.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, o espaguete vai durar mais uns três dias, desde que não seja removido da temperatura. Se utilizar algum tipo de descongelamento rápido, coma imediatamente.

Como saber que o espaguete estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. No caso do espaguete cru, podem aparecer insetos ou mofo na massa. Se o espaguete estiver cozido, ele poderá ficar com cheiro de azedo ou aparecer manchas na massa. Notando algo estranho não arrisque comer, nem mesmo com mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário