Como armazenar molho tártaro

Como armazenar molho tártaro? Precisa ficar na geladeira refrigerado ou será que posso deixar na temperatura ambiente? Será que este tipo de molho pode ser congelado? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar molho tártaro, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho tártaro

A maneira de guardar o molho tártaro depende se ele foi comprado pronto, industrializado, ou se é molho caseiro.

No caso do molho tártaro industrializado fechado, pode ser mantido na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol. Normalmente ele dura um ano a um ano e meio na temperatura ambiente, se mantido nas condições corretas. Atenção, pois existem alguns tipos industrializados que devem ser mantidos na geladeira, portanto leia o rótulo.

Se o molho tártaro industrializado está aberto, você deverá mantê-lo o tempo todo na geladeira, pois contém ingredientes que estragam rapidamente. Ele irá durar uns 30 dias na geladeira, que normalmente é a validade da maionese pura. Algumas marcas podem durar um pouco mais que isso, mas sempre verifique, pois existem sachês de molho tártaro que duram apenas 7 dias após aberto.

No caso do molho tártaro caseiro, deverá ser mantido o tempo todo refrigerado na gealdeira, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais que 32 °C, evite deixar mais do que uma hora fora da refrigeração. Esta é a temperatura onde as bactérias se propagam rapidamente.

Dicas para armazenar molho tártaro
Dicas para armazenar molho tártaro

Coloque o molho caseiro com tampa na geladeira, ele irá durar uns cinco dias sem estragar.

Pode congelar molho tártaro?

Não é recomendado o congelamento de molho tártaro industrializado nem o caseiro, pois ele contém maionese. A maionese não congela bem, ao descongelar perde sua consistência e sabor. Portanto evite coloque este tipo de molho no freezer.

Como saber que o molho estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do molho tártaro, mas tenha cuidado, pois a maionese pode estragar e não liberar cheiro nenhum. Notando algo estranho, manchas, água ou até mofo, não arrisque comer, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário