Como armazenar banha de porco, geladeira, freezer

A banha de porco é a gordura do porco in natura, que vem fazendo muito sucesso para os adeptos da dieta low carb. Se você também costuma comer a banha de porco é importante saber como guardá-la corretamente para não correr riscos de comer estragado. Veja agora como armazenar banha de porco, se pode guardar na geladeira e no freezer e quanto tempo ela dura.

Como armazenar banha de porco

O mais importante sobre a banha de porco é que ela tem que ser mantida sempre na geladeira, ou na geladeira ou no freezer. Não é recomendado manter a banha na despensa (fora da refrigeração) pois isto reduzirá sua vida útil e ainda poderá deixar a banha rançosa. Além disso, na temperatura ambiente, sempre existe um risco maior de propagar bactérias nocivas que podem causar intoxicação alimentar.

Para guardar a banha na geladeira ou no freezer é muito importante colocar em um recipiente hermético, pois ela absorve os cheiros da geladeira, poderá modificar seu sabor. Quem for guardar no freezer pode usar sacos para congelar, confira a dica a seguir.

Uma dica para quem for congelar é formar cubos com ela enquanto está na temperatura ambiente. Coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga. Coloque no freezer e deixe, pelo menos, duas horas para congelar. Quando eles estiverem sólidos pode colocá-los em sacos para congelar. Assim ficará mais fácil para você tirar quando for usar, basta tirar o cubo ao invés de ter que descongelar a banha toda.

Como armazenar banha de porco
Como armazenar banha de porco, pode colocar na geladeira ou freezer?

Quanto tempo dura a banha de porco?

Se for mantida em temperatura ambiente, a banha de porco vai durar apenas um mês. Ela começará a ficar rançosa com apenas um mês na prateleira de despensa.

Se for mantida na geladeira pode durar até seis meses.

Se for mantida no freezer pode durar de seis a nove meses.

É importante lembrar que este tempo é se for mantido na geladeira ou no freezer sem ocorrer mudança de temperatura! Para não correr riscos é recomendado tirar o que for usar e colocar de volta na geladeira ou no freezer imediatamente. No caso do freezer faça a dica dos cubos explicada acima.

Como saber se a banha está estragada?

A melhor maneira de saber se a banha de porco está estragada é sentindo o cheiro. Se ela estragou vai ter um cheiro de azedo, pode mudar de cor ou ter gosto estranho. Portanto em qualquer um destes casos jogue a banha de porco fora, não coma!

6 comentários em “Como armazenar banha de porco, geladeira, freezer”

  1. e quando eu não tinha geladeira…freezer na roça..
    ela conservava carne e mantinha saudável! Comíamos ano inteiro…guardava na despensa…
    hoje mudou porque?

    Responder
    • Olá Umberto
      Se você não tem como refrigerar, pode até deixar na temperatura ambiente, mas a vida útil diminui e sempre existe o risco de propagar bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Por isso é recomendada a refrigeração da banha. Não é uma regra, é uma recomendação, corrigimos o post acima explicando melhor.

      Responder
    • Olá Valdirene
      A banha, normalmente, demora bastante tempo para estragar. Se você deixou na geladeira sem tirar da temperatura por muito tempo, pode ser que ainda esteja boa sim. Se quiser arriscar comer, verifique se está com cor esquisita, cheiro estranho (quando fica rançosa o cheiro muda). Se ficou rançosa, não é recomendado comer.
      Se ficar na dúvida não arrisque, descarte.

      Responder

Deixe um Comentário