Como armazenar figos frescos, secos e cozidos

Como armazenar figos frescos, secos e cozidos? O figo pode ficar em temperatura ambiente ou deve ficar refrigerado na geladeira? Pode congelar figo para durar mais tempo? Explicaremos sobre a melhor forma de conservar o figo em casa.

Como armazenar figos frescos, secos e cozidos

O tempo que o figo vai durar vai depender de como você guardá-lo.

O figo fresco comprado na feira ou mercado deve ser mantido refrigerado o tempo todo na geladeira. Não se deve deixá-lo em temperatura ambiente. Coloque dentro do saco plástico para não queimar com o ar frio. Ele irá durar uns dois dias na geladeira, depois já começa a ficar ruim.

Como armazenar figos frescos, secos e cozidos
Como armazenar figos frescos, secos e cozidos

O figo cozido deve ser mantido o tempo todo refrigerado na geladeira em recipiente com tampa, para não entrar em contato com o ar frio da geladeira. Ele irá durar até quatro dias assim.

O figo seco, desidratado, deve ser mantido em local fresco e escuro como a despensa da casa, dentro de recipiente hermético para não entrar em contato com o ar. Na temperatura ambiente ele vai durar até um ano sem perder o sabor. Se o local for muito quente ou muito úmido deixe o figo seco na geladeira em recipiente hermético. Ele irá durar o mesmo tempo da despensa.

Pode armazenar figos no freezer, congelar?

Você pode congelar o figo fresco para ele durar mais tempo. No freezer ele vai durar quase um ano.

A melhor maneira de congelar o figo é colocando na solução de ácido ascórbico com água. Misture uma xícara de água com uma xícara de açúcar com 1/2 (meia) colher de chá de ácido ascórbico (vitamina C), misture bem até dissolver tudo. Coloque os figos dentro, eles terão que ficar completamente cobertos. Deixe espaço no recipiente pois o líquido vai expandir. Depois é só colocar no freezer.

Você até pode congelar ele sem a solução, mas deverá ficar com a textura ou a cor um pouco diferente do original.

Para descongelar o figo na calda deixe na geladeira de um dia para o outro. Não volte para o freezer após descongelar.

Figo cozido e figos secos

O figo cozido pode ser congelado em recipiente hermético, mas fica bom para usar apenas em sobremesas, geléias, sorvetes etc.

O figo seco também pode ser congelado em recipiente hermético para não queimar com ar frio. Ele irá durar quase um ano e meio no freezer.

Descongele na geladeira ou use ainda congelado nas sobremesas. Se usar algum descongelamento rápido, coma imediatamente, por causa de bactérias.

Como saber que o figo está estragado?

A melhor maneira de descobrir se está ruim é verificando aspecto e cheiro. Se ele estiver com cheiro ruim, molenga ou mofo, jogue fora.

Deixe um Comentário