Como armazenar castanha do caju

Como armazenar castanha do caju para durar mais tempo? Pode congelar castanha do caju ou fica molenga? Neste post explicaremos a melhor forma de guardar castanha do caju enlatada ou castanha do caju comprada a granel para ela não estragar.

Como armazenar castanha do caju

Uma das coisas mais importantes é evitar comprar a castanha do caju em pó, partidas ou em pedaços, pois tem mais chance dela estar ruim rançosa. Sempre compre inteira e corte como preferir quando for utilizar.

A castanha do caju enlatada ou a granel pode ser mantida em temperatura ambiente após aberta. Mas tem que ficar dentro de recipiente hermético e local escuro e seco, como uma despensa. Na temperatura ambiente ela pode durar até um mês.

Para aumentar o tempo de validade, o ideal é guardar na geladeira, isso mesmo, muitas pessoas não sabem, mas pode colocar oleaginosa na geladeira. Guarde em recipiente hermético e deixe na geladeira, ela irá durar até seis meses sem estragar. Desde que não ocorra mudança na temperatura.

Como armazenar castanha do caju

Pode congelar castanha do caju?

Você pode congelar a castanha do caju, caso tenha comprado muitas e não queira comer tão cedo. Para congelar coloque em recipiente hermético ou sacos de congelamento tipo ziplock, guarde no freezer.

No freezer a castanha vai durar até um ano sem estragar, lembrando que não pode ocorrer mudança na temperatura do freezer. Ela poderá até estar boa depois deste tempo, mas começa a perder suas propriedades.

O legal da castanha do caju é que você pode descongelar na geladeira, se não usar tudo, pode voltar para o freezer para congelar. Ela não costuma perder sua textura nem sabor. Só não deixe em temperatura ambiente por causa de bactérias.

Como saber se está estragada?

Verifique pelo cheiro e aspecto das castanhas. Se notar mofo, manchas estranhas ou cheiro ruim não coma! Sentindo um gosto amargo desagradável é porque está rançosa, jogue fora!

Deixe um comentário