Como armazenar o peixe solha

Como armazenar o peixe solha? Parecido com o linguado, solha é um peixe da família Soleidae, pertencente à ordem Pleuronectiformes, mesma do linguado. São peixes que possuem corpo achatado e comprimido. Será que precisa ser armazenado na geladeira? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o peixe solha, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar o peixe solha

O peixe solha é um alimento perecível como qualquer outro tipo de carne fresca. Portanto não deve nunca ficar muito tempo na temperatura ambiente. Nunca deixe mais do que duas horas fora da refrigeração. Se onde você mora for mais de 32°C, não deixe mais do que uma hora.

Quando chegar do mercado guarde o peixe em sua embalagem original na geladeira. Se não tiver embalagem coloque em recipiente hermético. O peixe solha cru na geladeira vai durar uns dois dias sem ficar ruim.

Como armazenar o peixe solha
Dicas para armazenar o peixe solha

Se já estiver cozido coloque em recipiente hermético na geladeira. Cozido ele dura um pouquinho mais do que o cru, pode durar uns quatro dias na geladeira.

Pode congelar peixe solha?

Você pode congelar tanto o peixe cru quanto cozido, isso irá preservar o peixe por mais tempo.

Coloque o peixe solha no recipiente hermético no freezer. Se estiver cru ele irá durar uns oito meses sem estragar. Se estiver cozido pode durar uns três meses no freezer.

Se for deixar este tempo todo congelado, é importante embalar muito bem o peixe, para evitar que ocorra queimadura pelo ar frio. Neste caso embale com papel alumínio ou plástico filme e depois coloque dentro do recipiente hermético e leve ao freezer.

Caso o peixe tenha sido comprado congelado de fábrica, mantenha no freezer até o dia que for preparar. Normalmente os peixes pré-congelados podem durar quase um ano no freezer, sem perder suas propriedades.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente o solha quando estraga fica gosmento, pode ficar com cheiro desagradável. Notando algo errado nem prove, pode ser perigoso para saúde.

No freezer pode ocorrer queimadura do ar gelado, se isso ocorrer, não quer dizer que o peixe todo estragou, mas esta parte queimada ficará com sabor e textura desagradáveis.

Deixe um comentário