Como armazenar queijo suíço

Como armazenar queijo suíço? Posso deixar na temperatura ambiente ou precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar queijo suíço, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo suíço

São chamados de queijos suíços os queijos amarelos que são parecidos com Emmental, queijos semiduros com furos no meio. Na Suíça existem queijos moles, duros e extra-duros.

Esses queijos devem ser armazenados na geladeira, da mesma forma que outros queijos semiduros. Mantenha na geladeira o tempo todo, em sua embalagem original. Se já tiver aberto, coloque em papel manteiga e depois embale com filme plástico, para evitar que fique umedecido.

Na geladeira o queijo suíço pode durar uns seis meses se estiver fechado. Se foi aberto, dura até uns 30 dias sem ficar ruim.

Se você comprou o queijo suíço ralado ou fatiado na mercearia, guarde na geladeira bem embalado. Ele irá durar os mesmos 30 dias do queijo aberto.

Pode congelar queijo suíco?

Você pode congelar o queijo suíco, mas é importante informar que ele ficará com textura diferente, meio quebradiço. Fica melhor para ser utilizado em pratos quente.

Antes de congelar corte pedaços de 200g e embale com papel ceda e papel alumínio ou plástico filme. Ou coloque o queijo embalado no papel dentro de recipiente hermético.

Como armazenar queijo suíço
Dicas para armazenar queijo suíço

O queijo suíço irá durar uns seis meses no freezer, desde que não seja removido da temperatura neste tempo.

Para descongelar coloque na geladeira de um dia para o outros. Ele irá durar mais uns quatro dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura neste tempo. Se utilizar algum tipo de descongelamento rápido, prepare imediatamente.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o queijo suíço estraga ele vai ficando com textura mais dura, seca, e sua cor escurece. Além disso pode ficar com cheiro muito forte ou aparecer mofo. Notando algo errado não coma, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Alguns sites falam que você pode remover o mofo, caso não queira jogar o queijo todo fora. É preciso remover uns 3 cm em volta de todo o mofo e por baixo, sem deixar a faca encostar no mofo. Mas não recomendamos a fazer isso, pois é um tipo de queijo semiduro, o mofo já pode ter penetrado por dentro dele e você não está vendo.

Deixe um comentário