Como armazenar creme azedo

Como armazenar creme azedo? Precisa ficar refrigerado na geladeira ou será que pode ficar na temperatura ambiente? Pode ser congelado se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar o creme azedo, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar creme azedo

O creme azedo que temos no Brasil é o feito em casa, as lojas não vendem mais creme azedo, conhecido em inglês como sour cream. Normalmente é feito com leite integral, creme de leite fresco (pois tem alto teor de gordura) e limão.

Como é um produto feito com leite e derivados, deve ser mantido refrigerado na geladeira o tempo todo. Coloque o creme em uma jarra de vidro ou recipiente hermético.

Como armazenar creme azedo
Dicas para armazenar creme azedo

O creme azedo feito em casa vai durar uns 15 dias na geladeira sem estragar.

Posso congelar o creme azedo?

O congelamento do creme azedo não é recomendado, é o mesmo caso da maionese. Ele costuma ficar separado em camadas quando congelado, depois quando descongelar ficar com textura e sabor desagradável.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando estraga, a água separa e começa a se acumular. Quando reparar que a água está separando, coma rapidamente, já está começando a passar do ponto.

Se notar algum mofo escuro na superfície, bolhas de líquido aquoso ou sabor amargo (diferente do original), não coma! Descarte.

Deixe um comentário