Como armazenar queijo Limburger

Como armazenar queijo Limburger? O queijo Limburger é um queijo “fedido” criado na Bélgica e feito de leite de vaca pasteurizado. Será que ele pode ficar na temperatura ambiente ou precisa refrigerar na geladeira? Posso congelar se comprar um pedaço muito grande? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar Limburger para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Limburger

O queijo Limburger não é como os queijos duros que podem ficar um tempo na temperatura ambiente. Ele precisa ficar o tempo todo refrigerado na geladeira.

Embale o queijo em papel manteiga ou papel encerado, depois com filme plástico e colocado dentro de recipiente com tampa. Para evitar que odor transfira para outros alimentos.

Coloque o queijo na geladeira, ele irá durar uns 21 dias sem ficar ruim. Após este tempo não quer dizer que estará estragado, mas já começa a perder suas propriedades originais.

Dicas para armazenar queijo Limburger
Dicas para armazenar queijo Limburger

Pode ocorrer de aparecer mofo na superfície do queijo, alguns sites falam que você pode remover o mofo cortando 2,5 cm por baixo e em volta do mofo, sem deixar a faca tocar na parte mofada! Mas é importante ter cuidado, pois alguns tipos de mofo são perigosos, portanto tenha certeza que é isso que quer fazer.

Pode congelar Limburger?

Quem quiser pode sim congelar o queijo Limburger, mas atenção, sua textura poderá mudar ficando mais quebradiço. Ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes ao invés de comer puro.

O ideal é cortar em pedaços de 200 g, para quando for descongelar pegar pedaços que vá usar completamente, pois não poderá voltar ao freezer. Embale os pedaços de queijo em papel manteiga ou papel encerado, depois passe filme plástico e coloque dentro de recipiente com tampa. Leve ao freezer.

No freezer o queijo vai durar uns dois meses sem ficar ruim. Após este tempo não quer dizer que estará estragado, mas já começa a perder suas propriedades.

Como saber que o queijo Limburger estragou?

Sempre verifique a aparência e aroma. O queijo Limburger já tem um cheiro bem forte, portanto pelo cheiro não vai ser muito simples de notar o estrago. Caso apareçam manchas ou algum corpo estranho no queijo, não prove, descarte.

Deixe um comentário