Como armazenar robalo

Como armazenar robalo se estiver cru e se estiver cozido? Tem que ficar refrigerado? Será que pode congelar caso não coma tudo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o peixe robalo, para evitar que estrague muito rápido.

Maneiras de armazenar robalo

O peixe robalo é como qualquer outro tipo de carne, não deve nunca ficar mais do que duas horas na temperatura ambiente. Ele é um alimento perecível e propaga bactérias rapidamente. Se onde você mora for mais do que 32°C, não deixe mais do que uma hora na temperatura ambiente.

Se o robalo estiver cru e em embalagem fechada, deixe-o na embalagem original na geladeira até o dia que for preparar. Se foi comprado solto, coloque em recipiente hermético. Ele irá durar uns dois dias sem ficar ruim na geladeira.

No caso do robalo cozido, deve ser guardado em recipiente hermético na geladeira. Ele irá durar uns quatro dias sem ficar ruim.

Como armazenar robalo
Maneiras de armazenar robalo

Pode congelar robalo?

Sim, você pode congelar tanto o robalo cru quanto o cozido, caso não vá comer tudo.

Coloque o robalo cru em recipiente hermético embalado em papel para congelar, para proteger contra queimadura do ar frio do freezer. Se o robalo estiver cozido coloque dentro do recipiente hermético. O robalo vai durar até três meses no freezer.

Para descongelar o robalo cru ou cozido, você pode deixar na geladeira de um dia para o outro. O robalo cru dura mais uns dois dias na geladeira e o cozido mais uns quatro dias na geladeira, desde que não sejam removidos da temperatura neste tempo. Se utilizar descongelamento rápido prepare e coma na mesma hora.

Se o robalo já foi comprado congelado, mantenha-o no freezer até o dia que for preparar. Normalmente o robalo já congelado dura mais tempo, podendo ficar até uns sete meses a oito meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro, normalmente ele fica com cheiro azedo, com cor estranha e textura gosmenta. Notando algo errado, descarte.

No caso do robalo congelado, pode ocorrer de aparecerem queimaduras de frio causadas pelo freezer. Neste caso, não quer dizer que a carne estará ruim, mas essa parte queimada fica com textura e sabor desagradáveis.

Deixe um comentário