Como armazenar cabeça de xara

Como armazenar cabeça de xara? A cabça de xara, também conhecida como queijo-de-cabeça de porco (head cheese), tem que ficar refrigerada? Será que pode ser congelada para durar mais tempo? A seguir explicaremos sobre o armazenamento de cabeça de xara, para evitar que estrague muito rápido.

Maneiras de armazenar cabeça de xara

Apesar do nome head cheese, a cabeça de xara não tem nada de queijo. Ela é feita com carne da cabeça do porco que passa por processos e é transformada em um formato parecido com salame, servido fatiado.

A cabeça de xara tem que ficar na geladeira se estiver fechada ou aberta, não importa. É um alimento perecível, que se ficar na temperatura ambiente, irá propagar bactérias nocivas rapidamente. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, mas se onde você mora for mais de 32°C, não deixe mais do que uma hora.

A cabeça de xara fechada na geladeia pode durar até uns dois a três dias após a data de vencimento. Mas tenha cuidado, verifique o cheiro antes de comer.

Como armazenar cabeça de xara
Maneiras de armazenar cabeça de xara

Se o pacote de cabeça de xara foi aberto mantenha refrigerada na geladeira, embale com filme ou papel alumínio, ela irá durar até cinco dias na geladeira. O mesmo tempo vale para cabeça de xara comprada fatiada na mercearia.

Pode congelar cabeça de xara?

Sim, você pode congelar a cabeça de xara se estiver fechada ou aberta.

Embale bem com saco para congelamento ou algum outro recipiente, mesmo que ela esteja fechada. Isso deve ser feito para evitar queimadura pelo ar frio do freezer.

A cabeça de xara dura dois meses no freezer. Descongele deixando na geladeira de um dia para o outro.

Como saber que estragou?

Verifique o aspecto e o cheiro da cabeça de xara. Notando algum cheiro estranho, ou se estiver pegajosa, gosmenta, nem prove, pois pode ser perigoso para sua saúde. Não arrisque, descarte!

Deixe um comentário