Como armazenar agrião

Como armazenar agrião fresco? Tem que ficar refrigerado ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelado? Neste post explicamos as melhores formas de guardar agrião para ele durar mais tempo.

Como armazenar agrião

O agrião não deve ficar na temperatura ambiente pois estragará muito rápido, assim como alface e outras folhas. É importante que fique o tempo todo refrigerado.

Assim que chegar da feira ou mercado coloque o agrião para lavar na mistura de 1 colher de sopa de água sanitária própria para alimentos para 1 litro de água. Deixe 10 a 15 minutos (leia o rótulo) e escorra a água. Deixe secar bem.

Quando secar coloque no saco plástico com um papel toalha umedecido, isso vai manter as folhas de agrão hidratadas, evitando o ressecamento.

Como armazenar agrião
Como armazenar agrião, tem que ficar na geladeira?

Na geladeira o agrião vai durar até três dias sem ficar ruim, depois desse tempo deve começar a perder cor e sabor.

Pode congelar agrião?

O congelamento do agrião não é recomendado pois sua textura e sabor modificam, não ficando muito agradável para comer.

É o mesmo caso da alface, pepino e outros vegetais ricos em água. Eles irão congelar mas o congelamento rompe as paredes das células que dão sua estrutura. Quando forem descongelados, ficarão moles e pegajosos, além de desenvolver um aroma desagradável.

Como saber que estragou?

Normalmente o agrião vai perdendo a cor e fica molenga. Notando algo errado, manchas ou até mofo, não coma pois mofo pode ser perigoso para sua saúde!

Deixe um comentário