Como armazenar folhas de nabo

Como armazenar folhas de nabo se estiverem cruas e cozidas? Tem que ficar na geladeira? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir explicaremos as melhores formas de armazenar folhas de nabo para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar folhas de nabo

Se as folhas de nabo estiverem frescas, cruas, elas não devem ficar na temperatura ambiente pois estragarão muito rápido.

Assim que chegar do mercado lave-as deixando de molho na mistura de 1 litro de água para cada 1 colher de sopa de água sanitária própria para alimentos. Deixe de molho de 10 a 15 minutos, depois enxágue bem, coloque para secar. Se necessário seque com papel toalha. Coloque as folhas de nabo cruas dentro de sacos plásticos na geladeira, elas irão durar até três dias sem ficarem ruim.

Como armazenar folhas de nabo
Como armazenar folhas de nabo

No caso das folhas de nabo cozidas, também devem ser guardadas na geladeira em recipiente com tampa. Nunca deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente pois é alimento perecível, ou seja, pode propagar bactérias perigosas para saúde.

Na geladeira as folhas de nabo cozidas vão durar até cinco dias sem ficarem ruim.

Pode congelar folhas de nabo?

Você pode congelar folhas de nabo, mas se estiverem cruas é preciso fazer branqueamento para que não percam sua textura e sabor.

Coloque as folhas de nabo lavadas dentro da panela com água fervente por dois minutos, tire e imediatamente coloque na vasilha com água com gelo por dois minutos. Remova, coloque para escorrer no escorredor de macarrão. Coloque em recipiente hermético e leve ao freezer.

Sopas para aproveitamento integral dos alimentos

No freezer as folhas de nabo branqueadas vão durar até um ano sem perder suas propriedades. Para descongelar coloque direto na frigideira para refogar ou deixe de um dia para o outro na geladeira para descongelar.

Se as folhas de nabo estiverem cozidas também podem ser congeladas em recipiente hermético e vão durar o mesmo tempo da branqueada.

Como saber que estragou?

Sempre deve-se verificar o aspecto e o cheiro, normalmente as folhas de nabo cruas ficam amareladas, perdem a cor natural. Notando cheiro estranho, ou manchas estranhas de mofo, não coma de jeito nenhum pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário